ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Empregos

Com 83% das vagas sobrando, Funsat muda sistema de seleção

Caroline Maldonado | 19/05/2014 15:26
Cícero conta que novo sistema deve facilitar o preenchimento das vagas ofertadas, a partir de junho (Foto: Marcos Ermínio)
Cícero conta que novo sistema deve facilitar o preenchimento das vagas ofertadas, a partir de junho (Foto: Marcos Ermínio)
A maioria das vagas oferecidas são nos setores de comércio e serviços (Foto: Simão Nogueira)
A maioria das vagas oferecidas são nos setores de comércio e serviços (Foto: Simão Nogueira)

De todas as vagas ofertadas pela Funsat (Fundação Social do Trabalho de Campo Grande), 83% não foram preenchidas no primeiro trimestre deste ano. Das 4.070 oportunidades de empregos oferecidas pela fundação de janeiro a março, apenas 434 foram preenchidas, ou seja, cerca de 17%. Para tentar fechas as contas entre o que o mercado de trabalho quer e o que a fundação oferece de mão de obra, e ampliar as vagas ocupadas, o sistema de seleção vai mudar, informou o presidente da Funsat, Cícero Ávila de Lima.

O novo sistema irá cruzar dados de um mapeamento de competências das vagas de cada empresa com o perfil dos candidatos. Cinco novos psicólogos foram contratados pela fundação para fazer avaliações individuais e coletivas, além de testes psicológicos.

“Nós vamos dar um salto de qualidade no setor público de emprego de Campo Grande. Com a oferta desse processo seletivo vamos atender melhor os empregadores e elevar os índices de colocação na relação trabalhador/vaga”, afirma o presidente. Segundo Cícero, haverá também qualificação da equipe técnica e ampliação do estrutura física da fundação.

Vagas no 1º trimestre - Nesse ano, a maioria das vagas ofertadas é dos setores de comércio e serviços. Mas também houve vagas nos setores econômico, agropecuária, indústria e financeiro. Para aumentar as chances do empregadores, a fundação encaminha para entrevista um número de candidatos além do número de vagas.

O número de vagas oferecidas aumentou, comparado ao mesmo período do ano passado, mas o próximo do não preenchimento foi ainda pior. No primeiro trimestre de 2013, foram 4.060 vagas, das quais 373 foram preenchidas, o equivalente a apenas 9,1%.

O problema é mais sentido no comércio, até por ser o de maior oferta de vagas. As empresas do setor ofereceram 1.246 vagas pala Funsat, de janeiro a março desse ano. A fundação encaminhou 2.209 candidatos as empresas, mas somente 131 deles foram empregados, ou seja, apenas 5,93%.

O que chama mais atenção são os dados referentes à área financeira. Nesse mesmo período, as empresas ofereceram 66 vagas e a fundação enviou 79 pessoas para entrevista. Apenas duas dessas pessoas foram.

Para o presidente da Funsat, investir numa seleção mais apurada deve refletir nos dados que apontam o número de contratados. O presidente explicou ainda que os número dependem de outros fatores. Muitas vezes, a empresa oferta a vaga na Funsat, mas também oferece a mesma oportunidade em outra agência.

“Como nós não temos dados das outras agencias não temos como saber se esse candidato foi empregado ou não”, destaca.

Nos siga no Google Notícias