A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017

29/12/2010 10:25

Concurso do Itamaraty passa a reservar vagas para negros

Ivan Richard, da Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, assinou hoje (28) portaria que institui a reserva de vagas para candidatos negros no concurso de admissão à carreira de diplomata, realizado pelo Instituto Rio Branco. A portaria foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

Segundo a nova regra, que valerá para o concurso do primeiro semestre do ano que vem, serão abertas 30 novas vagas para negros que passarem para a segunda fase. Atualmente, 300 candidatos são classificados para a segunda etapa de provas. Agora, 330 participarão dessa fase, sendo 30 deles negros.

Ao todo, o concurso é composto de quatro etapas. A primeira é de múltipla escolha. Na segunda etapa, é aplicada uma prova de português e, na terceira, questões dissertativas sobre vários assuntos. A última prova é de línguas.

A portaria assinada hoje dá continuidade ao Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco, iniciado em 2002, que concede bolsas de estudo a candidatos afrodescendentes, com o objetivo de auxiliar na sua preparação para o exame de admissão ao instituto.

Até o momento, 198 candidatos negros foram beneficiados pelas bolsas de estudo, dentre os quais 16 foram aprovados no concurso de admissão à carreira de diplomata.

De acordo com o Itamaraty, no primeiro semestre, deverão ser chamados para o curso de formação de diplomatas 26 candidatos que passaram nas quatro fases do último concurso.

Prefeitura abre concurso com 99 vagas e salários de até R$ 9,6 mil
A prefeitura de Guia Lopes da Laguna, distante 227 km de Campo Grande, abriu edital com 99 vagas em concurso público, para profissionais de nível fun...
Prefeitura convoca candidatos aprovados em dois processos seletivos
A prefeitura de Campo Grande publicou nesta terça-feira (17), convocação de candidatos aprovados em dois processos seletivos. Os aprovados precisam e...



A Constituição diz que todos são iguais, direitos iguais, então porque reservar vagas para negros, porque também não reservam vagas para albinos, amarelos, roxos etc...
 
JOÃO DE PAULA CELIDONIO em 29/12/2010 11:19:54

Parabéns! São medidas temporárias, mas significativas que propociará aos negros e Indios os acessos a espaços antes ocupados apenas pelos brancos da elite brasileira.
Para os contrarios as cotas prefiro parafrasear Boaventura de Souza Santos, quando diz “Lutar pela igualdade sempre que as diferenças nos discriminem; lutar pelas diferenças sempre que a igualdade nos descaracterize.”
 
ELI NARCISO DA SILVA TORRES em 29/12/2010 04:54:32
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions