ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Empregos

Conselho nacional valida concurso público de MS para juiz substituto

Conselho considerou improcedente questionamento quanto a notas

Osvaldo Júnior | 16/05/2017 16:05
Sessão do Conselho Nacional de Justiça (Foto: Divulgação)
Sessão do Conselho Nacional de Justiça (Foto: Divulgação)

Em sessão realizada nesta terça-feira (16), o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) considerou improcedente procedimento de controle administrativo, em que candidatos do concurso para o cargo de juiz substituto de Mato Grosso do Sul questionam as notas recebidas durante a fase oral do certame. A decisão contou com nove votos dos conselheiros.

Com a decisão do CNJ, está mantida a homologação do concurso, que foi publicada no Diário da Justiça de 15 de dezembro de 2016. De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, o concurso estabelece 25 vagas para o cargo de juiz substituto com remuneração de R$ 23.512,65. Foram 2.670 inscritos. Na fase final, foram avaliados 64 candidatos e somente 19 foram aprovados.

Durante o julgamento, a ministra Cármen Lúcia, presidente do STF e do CNJ, anunciou que pretende submeter ao colegiado alterações nas regras de concursos públicos que selecionam juízes no Poder Judiciário. A sugestão é filmar as entrevistas realizadas nas provas orais, visando minimizar a judicialização dos resultados dos certames para ingresso na magistratura.

Cármen Lúcia já havia comentado a proposta na última sexta-feira (12), durante reunião com os presidentes de Tribunais de Justiça do país, e lembrou que a judicialização resulta da insatisfação de quem não é aprovado e questiona o processo, deixando a banca examinadora como alvo de dúvidas.

“Isso atrasa concursos e faz com que tenhamos situações como esta”, afirmou a ministra, destacando que o procedimento de gravar em formato audiovisual já é adotado em outras instituições, como universidades, nas seleções de candidatos a professor. (Com assessoria)

Nos siga no Google Notícias