ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Empregos

Cresce oferta de cursos de capacitação em aldeias indígenas de MS

Zana Zaidan | 02/11/2013 20:01

Mais de 300 indígenas receberam formação técnica em Mato Grosso do Sul neste ano. Desse total, 60 são da região de Aquidauana e receberam os cursos de Horticultor Orgânico e Produtor de Mandioca. Outros 240 ainda frequentam uma das qualificações oferecidas gratuitamente em aldeias do Estado, segundo o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural)/MS, instituição que ministra os cursos.

O Senar ampliou as capacitações para comunidades indígenas em junho deste ano, através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Nesta primeira experiência, 60 alunos das aldeias Cruzeiro, Limão Verde e Buritizinho, foram assistidos. Desde então, a carta de capacitações voltadas a este púbico vem aumentando e no mês de outubro, mais três comunidades indígenas no município de Nioaque passaram a contar com as capacitações, onde 70 alunos participam dos cursos de Horticultor Orgânico e Produtor de Mandioca, realizados nas aldeias Taboquinha, Brejão e Água Branca.

Para o próximo ano, outros cursos voltados às comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul estão previstos, com a realização de 26 capacitações. Entre as oportunidades estão as qualificações em Produtor de Mandioca e Horticultor Orgânico. Também serão oferecidos pela primeira vez para este público os cursos de Tratorista Agrícola, Artesão de Biojóias, Viveicultor, Artesão de Bordado à Mão Operador de Computador e Artesão de Artigos Indígenas. O calendário com as datas e os municípios contemplados serão divulgados futuramente.

Nos siga no Google Notícias