ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Empregos

Crise do governo enxuga Fies e apenas 700 vagas são para Campo Grande

Anny Malagolini | 22/06/2016 09:07

O número financiamentos oferecidos em Campo Grande pelo Programa de Financiamento Estudantil (Fies), na seleção do segundo semestre de 2016, será de aproximadamente 700 vagas. A partir de sexta-feira (24), serão disponibilizadas 75 mil vagas em todo o país, no entanto, a Capital sul-mato-grossense retém apenas 1% dessa quantidade.

A crise econômica nacional é um dos agravantes para a redução de vagas do programa federal, prova disso é a queda que tem corrido a cada ano. Em 2014, foram financiados 732 mil contratos. Em 2015, o número de vagas caiu para 278 mil. E no primeiro semestre deste ano foram disponibilizadas 147 mil vagas.

De acordo com o Ministério da Educação (Mec), desde janeiro foram realizados 2.578 mil contratações do programa em Mato Grosso do Sul. Enquanto no passado, foram firmados 5.792 mil financiamentos.

Em Campo Grande, até os cursos mais concorridos tiveram diminuição na oferta do financiamento, como Direito, que dessa vez tem apenas 36 vagas abertas para o Fies. No curso mais caro oferecido por uma universidade da Capital, a primeira mensalidade chega a R$ 8,5 mil, e o neste ano, serão ofertadas apenas 48 vagas.

As inscrições para o programa serão realizadas entre 24 e 29 de junho, e o resultado da seleção será divulgado até dia 30 de junho. As inscrições dos pré-selecionados será feita no dia 1º de julho.

Neste semestre, os inscritos poderão alterar a opção de curso, conforme a nota de corte, assim como já acontece com o Prouni (Programa Universidade Para Todos) e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Outra novidade é elevação da renda familiar per capita de 2,5 salários mínimos para 3 salários para a concessão de novos financiamentos.

Nos siga no Google Notícias