ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 24º

Empregos

Cursos profissionalizantes serão oferecidos aos internos das Uneis

Por Francisco Júnior | 17/05/2011 07:11

Reunião hoje irá discutir detalhes para implantação dos cursos

Representantes da SAS (Superintendência de Assistência Socioeducativa), Setas (Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social) e da Fundação do Trabalho se reunirão na manhã de hoje para discutirem os detalhes para a execução do projeto de formação profissional voltada aos internos das Uneis (Unidade Educacional de Internação) do Estado.

Estudo realizado pela SAS mostra que 91,62% dos adolescentes têm vontade de estudar e 96,88% se interessam por um curso de qualificação profissionalizante. De modo geral, o nível de escolaridade é baixo, se considerar que o Ministério da Educação diz que todos os jovens com 17 anos ou mais devam ter o ensino médio concluído.

Em relação à experiência profissional, 52,68% possuem experiência de trabalho enquanto 88,84% não possuem registro em carteira. O questionário procurou saber o tipo de curso profissionalizante que os internos desejam estudar. O curso de Auxiliar Administrativo com informática liderou o ranking dos cursos pretendidos, sendo apontado por 60% dos adolescentes. Em segundo lugar, o curso de eletricista, com preferência de 58% internos , seguido de mecânica que obteve preferência de 47%.

A pesquisa foi realizada em abril de 2011, em nove unidades educacionais do Estado e fornece informações sobre etnia, faixa etária, sexo, grau de escolaridade e qualificação profissional e opções de cursos pretendidos que foi respondido por 224 socioeducandos.

O próximo passo é o cronograma de ação para implantação dos cursos profissionalizantes dentro das unidades.

A reunião será realizada nesta terça-feira (17) no gabinete da Funtrab às 10 horas.