A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017

30/05/2014 09:22

Greve no IBGE paralisa o trabalho de pesquisa em MS

Viviane Oliveira

Os funcionários do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estão em greve desde ontem em todo Mato Grosso do Sul. O sindicato da categoria estima que 70% dos trabalhadores aderiram ao movimento nacional. Por causa da greve, pesquisas que o IBGE realiza no Estado estão paradas.

De acordo com o presidente do sindicato, Wilson Douglas de Queiroz Blini, o órgão não tem condições de executar seu plano de trabalho por falta de orçamento e pessoal, há anos o IBGE vem contratando funcionários temporários. “Esse pessoal temporário é explorado, ganha pouco mais de um salário mínimo e executam a mesma tarefa que um servidor”, denuncia.

A adesão da maioria dos trabalhadores causou interrupção nas pesquisas. Das 11 agências no Estado, seis já estão paradas. “Estamos deixando de ser instituto de pesquisa para se tornar agência de pesquisas por encomenda de governos”, diz.

Segundo o sindicato, neste ano por falta de orçamento e pessoal, o IBGE teve que adiar a contagem da população, que estava prevista para 2016. Recentemente, o órgão, suspendeu a realização da Pesquisa de Orçamento Familiar.

A categoria reivindica que o IBGE seja tratado como órgão de Estado e não de governo, concurso público, salário no patamar das carreiras, salários e direitos iguais para os trabalhadores temporários, democratização do IBGE, eleições diretas e congresso institucional para discutir o futuro do órgão.

Sanesul lista aptos em teste e chama candidatos para entrega de documentos
O Governo de Mato Grosso do Sul convocou aprovados no Concurso Público da Sanesul (Empresa de Saneamento de MS) para entrega de documentos. A relação...
Governo convoca candidatos para segunda fase do concurso de delegado
O Governo de Mato Grosso do Sul convocou os candidatos que fizeram a prova de delegado da Polícia Civil para a segunda fase do certame. O edital está...
UFMS abre inscrição para selecionar professores substitutos em 8 cidades
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) abre no dia 27 deste mês 25 vagas para professores substitutos em oito municípios. As oportunidad...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions