A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

14/01/2015 12:26

Para auxiliar catadores de recicláveis, Funsat promove segunda edição de curso

Liana Feitosa

Nova edição do curso de capacitação para catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis começa nesta quarta-feira (14) na Cecapro (Centro de Capacitação e Formação Profissional). Além de qualificar os trabalhadores do aterro sanitário de Campo Grande, o curso tem o objetivo de promover a organização dos trabalhadores para exercerem, com condições mais dignas de trabalho, a atividade de catador da UTR (Unidade de Triagem de Recicláveis).

O curso, ministrado pela Funsat (Fundação Social do Trabalho), acontece na rua Evelina Selingard s/n, bairro Parque do Sol, a partir das 19h e atenderá cerca de 35 catadores. Essa é a segunda turma do curso.

Entre os temas trabalhados estão cidadania, higiene pessoal, saúde e segurança no trabalho, além de noções sobre as politicas públicas para a gestão de resíduos sólidos, modelos de gestão e gestão administrativas e financeira, com interface dos princípios da economia solidária, com foco na sustentabilidade, integração, autogestão e cooperação.

As aulas acontecem de terça-feira à quinta-feira, das 19h às 21h, na sede do Cecapro. Para o diretor presidente da Funsat, Cícero Ávila, o curso dá a possibilidade de ampliar os conhecimentos dos trabalhadores. “Com o curso, possibilitamos melhorar as condições de trabalho e renda a esses trabalhadores, assegurando-lhes dignidade, saúde, segurança e estabilidade”, afirma.

As aulas da primeira turma terminaram em novembro passado. Para essa segunda turma, a Funsat modificou algumas regras para abranger ainda mais catadores. “Durante as primeiras aulas, vimos a necessidade e a disponibilidade de horário dos trabalhadores e, com isso, algumas mudanças foram realizadas para que nenhum trabalhador ficasse sem participar do curso”, explica Ávila.

Caged: sete setores apresentam alta no número de empregos
Apenas a Agricultura apresentou mais demissões do que contratações em agosto no resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), di...
Uems divulga resultado de concurso para professores de várias áreas
A Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) publicou edital com o resultado final do concurso público para professor de ensino superior em d...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions