ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Empregos

Programa de capacitação profissional vai abrir 8 mil vagas na Capital

Luciana Brazil | 29/05/2014 09:42
Em abril, Longen recebeu Olçarte para fazer a proposta do programa. (Foto:Cleber Gellio)
Em abril, Longen recebeu Olçarte para fazer a proposta do programa. (Foto:Cleber Gellio)

Com 8 mil vagas e 89 cursos disponíveis, o programa “Campo Grande Mais Qualificação” será lançado amanhã (30), pelo prefeito Gilmar Olarte (PP) e o presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sergio Logen. Criado para proporcionar a capacitação profissional, o programa começa no dia 23 de junho, com o início das aulas.

Cinco regiões da cidade serão atendidas - Segredo, Bandeira, Anhanduizinho, Prosa e Imbirussú. O processo de aprendizagem será desenvolvido pelo Senai (Serviço Nacional Aprendizagem Industrial) e articulado pela SAS (Secretária Municipal de Assistência Social). A solenidade de lançamento será amanhã às 11 horas, no auditório da Casa da Indústria.

A proposta é uma contrapartida ao pedido do presidente da Fiems para que a Prefeitura prorrogasse os incentivos fiscais dados às indústrias de Campo Grande.

Serão disponibilizados 28 containers salas de aula e unidades móveis do Senai, além de salas de aulas localizadas nos 19 Cras (Centro de Referência de Assistência Social). Também já existe parceria com associações de moradores. O público-alvo serão pessoas com idade mínima de 16 anos e que estão cadastradas ou em processo de cadastramento no CadÚnico, mesmo que não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

O Campo Grande Mais Qualificação contribui para a capacitação da mão de obra e a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho. As vagas são disponibilizadas no âmbito Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego) e também do Senai.

Os cursos começam no dia 23 de junho nas unidades móveis e nos containers salas de aula do Senai e nas salas disponibilizadas pelos Cras do Dom Antônio Barbosa, Estrela Dalva, Popular, Vila Gaúcha, Aero Rancho, São Conrado, Canguru, Guanandi, Jardim AAeroporto, Jardim Moema, Los Angeles, Nossa Senhora Aparecida, Novos Estados, Tiradentes, Vila Nasser, Moreninha 2, Indubrasil, Cecapro, Cpaca Jardim Columbia e Centro Popular.

A Fiems prevê que em torno de 4,6 mil empresas sejam beneficiadas com o projeto. A proposta de prorrogar os incentivos fiscais apresenta quatro itens, principalmente, direcionados às empresas que já estão instaladas na Capital. O primeiro deles pede a garantia de concessão do benefício relativo ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) às empresas em instalação, ampliação e/ou reativação na cidade.

Confira a lista de cursos- Açougueiro, agente de gestão de resíduos sólidos, agente de inspeção de qualidade, agente de observação de segurança, ajudante de obras, ajudante de padeiro, ajustador mecânico, almoxarife, almoxarife de obras, aplicador de revestimento cerâmico, armador de estruturas pesadas, armador de ferragem, assistente de planejamento e controle de produção, auxiliar administrativo, auxiliar de confeitaria, auxiliar de manutenção predial, auxiliar de recursos humanos, auxiliar de transporte, movimentação e distribuição de cargas, cabista de sistema de telecomunicações, caldeireiro, carpinteiro de esquadrias, carpinteiro de obras, carpinteiro de telhados, confeccionador de lingerie e moda praia, confeiteiro, conservador de via permanente, costureiro industrial do vestuário, desenhista da construção civil, desenhista de moda, desenhista mecânico, eletricista de automóveis, eletricista industrial, eletricista instalador predial de baixa tensão, eletromecânico de automóveis, encanador instalador predial, fresador mecânico, instalador de acessórios automotivos, instalador de sistemas eletrônicos de segurança, instalador e reparador de equipamentos de transmissão em telefonia, instalador e reparador de linhas e sistemas de telefonia, instalador e reparador de redes, cabos e equipamentos telefônicos, lubrificador industrial, maçariqueiro, marceneiro, masseiro, mecânico de ar condicionado automotivo, mecânico de automóveis leves, mecânico de bicicleta, mecânico de bombas hidráulicas, mecânico de máquinas de costura, mecânico de máquinas de usinagem, mecânico de máquinas industriais, mecânico de motocicletas, mecânico de motores a diesel, mecânico de motores ciclo otto, mecânico de motores de popa, mecânico de sistemas de freios, suspensão e direção de veículos rodoviários pesados, mecânico de usinagem convencional, mestre de obras, modelista, montador de andaimes, montador de calçados, montador de estruturas metálicas, montador e reparador de computadores, operador de computador, operador de empilhadeira, operador de fresadora com comando numérico computadorizado, operador de máquinas de usinagem com comando numérico computadorizado, operador de máquinas de usinagem convencionais, operador de movimentação de cargas, operador de pá carregadeira, operador de pontes rolantes, operador de processos químicos industriais, operador de retroescavadeira, operador de tratamento de águas e efluentes, oxicortador à mão e à máquina, padeiro, pedreiro de alvenaria, pespontador de calçados, pintor de obras, projetista de móveis, retificador mecânico, soldador no processo eletrodo revestido aço carbono e aço baixa liga , soldador no processo mig/mag, soldador oxiacetilênico, torneiro mecânico e traçador de caldeiraria.

Nos siga no Google Notícias