ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Empregos

Programa propõe qualificação de 8,4 mil profissionais no Estado

Fabiano Arruda | 11/05/2011 15:58

Com foco em atender a demanda do setor industrial, o Programa Pró-MS deve investir na qualificação de 8,4 mil profissionais em 29 cidades de Mato Grosso do Sul.

O projeto deve ser executado pela Fiems em parceria com o governo do Estado até 2013.

A proposta foi apresentada ao governador André Puccinelli (PMDB) no final da tarde de ontem.

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, Pró-MS também inclui ações nas áreas de logística, pesquisa, educação e inovação tecnológica. “Estas áreas fazem parte da indústria moderna e da nossa indústria”, justificou, segundo informações da assessoria.

“Pretendo estudar um formato para viabilizar uma parceria com o Senai na área de formação de mão de obra e depois voltar a reunir-se com o presidente da Fiems para acertar todos os pontos”, afirmou o governador.

Abrangência - O projeto de qualificação industrial objetiva capacitar 8.428 pessoas em 404 turmas nas áreas da construção civil, vestuário e têxtil, panificação e confeitaria, metalmecânica, alimentos, mineração, calçados e couro, madeira e mobiliário, meio ambiente e logística e gestão.

Estão previstas as qualificações de 4 mil pessoas nos cursos de eletricista instalador predial de baixa tensão, encanador instalador predial, armador, carpinteiro de obras, pedreiro e pintor de obras.

Também estão previstos telecursos profissionalizantes de mecânica por meio de EaD (Educação a Distância) com meta de capacitar mil alunos nos municípios de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Aquidauana, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde, Naviraí, Nova Andradina, Costa Rica, Iguatemi, Bataguassu, Rio Brilhante, Maracaju, Inocência, Paranaíba, Chapadão do Sul, Amambai, Sete Quedas, Aral Moreira, Aparecida do Taboado, Água Clara e Terenos.

Outra ação de qualificação incluída no Pró-MS é a profissionalização de jovens em cursos técnicos de nível médio nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Deodápolis, Dourados, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Verde de MT, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas. Ao todo serão 16 cursos - técnico em açúcar e álcool, alimentos, automação, celulose, edificações, eletrônica, eletrotécnica, logística, manutenção automotiva, mecânica, mineração, papel, processamento de grãos, química, segurança do trabalho e vestuário.

O Pró-MS ainda inclui parcerias com o Governo do Estado na realização de missões empresariais para a Rússia, Croácia, Romênia, República Tcheca, Itália, Venezuela e Peru, na participação de indústrias em feiras nacionais e do Mercosul, na qualificação de fornecedores e em estudos e pesquisas.

Nos siga no Google Notícias