ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Empregos

Siderúrgica vai ter que recontratar funcionários demitidos após greve

Os 37 trabalhadores entraram em greve por conta do atraso nos salários e do 13º.

Adriano Fernandes | 13/03/2018 21:48
A Vetorial Siderurgia Ltda. e a Vetorial Energética Ltda., empresas coligadas, somam em torno de 235 trabalhadores. (Foto: Divulgação)
A Vetorial Siderurgia Ltda. e a Vetorial Energética Ltda., empresas coligadas, somam em torno de 235 trabalhadores. (Foto: Divulgação)

A juíza Anna Paula da Silva Santos, da Vara do Trabalho de Corumbá, determinou na tarde desta terça-feira (13) que a Vetorial Siderurgia Ltda readmita, em até 48 horas, 37 trabalhadores demitidos depois de participarem da greve motivada por atrasos no pagamento dos salários e do 13º.

Além da reintegração, a Justiça garantiu aos trabalhadores estabilidade provisória de até um ano após o término do mandato da atual diretoria sindical, sob pena de pagamento de multa diária fixada em R$ 2 mil por trabalhador prejudicado. A decisão atende a pedidos liminares do MPT-MS (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul) propostos em ação civil pública ajuizada na semana passada.

Na decisão, a juíza também acolheu outros requerimentos do MPT-MS, como pagamento integral, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido, do salário devido aos empregados e respeito ao pleno gozo da liberdade sindical.

Caso viole essas obrigações, a Vetorial Siderurgia será multada no valor de R$ 5 mil por trabalhador lesado e por infração verificada. O MPT-MS ainda pediu o equivalente a 50 vezes o valor do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social, como forma de compensar os prejuízos sofridos por cada trabalhador, considerados gravíssimos.

“Trata-se de uma decisão importantíssima e que responde à agressão a esses trabalhadores com celeridade e resguardo que o caso reclama”, disse o procurador Paulo Douglas Almeida de Moraes, responsável pela ação.

A denúncia 

A irregularidades foram apontadas em denúncia feita pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Siderúrgicas de Corumbá, município onde a Vetorial tem filial, e constatadas durante investigação do MPT-MS. Em novembro do ano passado, a empresa já havia sido notificada extrajudicialmente pelo sindicato por conta dos recorrentes atrasos salariais.

Testemunhas ouvidas pelo procurador Paulo Douglas confirmaram a demora em receber salários, além de diversas violações à lei de greve praticadas pela Vetorial, como não permitir que os grevistas retornassem aos postos de trabalho, desconto dos dias paralisados e dos benefícios de vale-alimentação e vale-gás, bem como utilizar mão de obra terceirizada em substituição aos que aderiram ao movimento paredista.

Ainda chegou ao conhecimento do MPT que a Vetorial efetivou a dispensa por justa causa de 37 grevistas, incluindo membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, diretores do sindicato e trabalhadores em gozo de estabilidade acidentária, sob alegação de suposta desídia.A Vetorial Siderurgia Ltda. e a Vetorial Energética Ltda., empresas coligadas, somam em torno de 235 trabalhadores.

Nos siga no Google Notícias