ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Empregos

UFMS reabre inscrição de concurso, mas ignora pobres em novo edital

Helton Verão e Edivaldo Bitencourt | 24/07/2013 18:47

Após a a ação judicial do MPF (Ministério Público Federal), a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) decidiu reabrir as inscrições para o concurso público e alterou o edital para contemplar os portadores de deficiência. No entanto, a instituição ignorou as recomendações para beneficiar a população de baixa renda.

A universidade tinha ignorado a recomendação feita pela Procuradoria Regional da República em Mato Grosso do Sul. No entanto, após a apresentação de ação na Justiça Federal pedindo a concessão de liminar para obrigar a UFMS a reabrir a inscrição, a instituição decidiu recuar. O MPF apontou seis erros no edital anterior.

As inscrições terminaram no domingo (21). No entanto, As inscrições voltam a ser realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufms.br, de sexta-feira (26) até às 23h59m de 2 de agosto de 2013, observado o horário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul.

Para os candidatos com deficiência visual que não são alfabetizados em Braile, será oferecido um fiscal ledor e transcritor para auxiliá-lo na realização das provas. Nesses casos, os candidatos ficam individualmente em uma sala com a presença de dois fiscais, além do ledor e transcritor, e que, por medida de segurança, também é realizada a gravação em áudio durante todo o período de realização das provas. Foram mantidas inalteradas no Edital as opções de atendimento diferenciado.

Serão incluídos o soroban para os candidatos que realizarão a prova em Braile. Também serão oferecidas provas ampliadas, com tamanho de fonte máxima de 20 pontos, sendo o cartão-resposta padrão para todos os candidatos.

No entanto, os candidatos inscritos como portadores de deficiência (deficientes visuais amblíopes), realizarão sua prova em sala especial, não sendo prejudicados na transcrição das alternativas para o cartão-resposta, pois é ligado um gravador para garantia das informações e do candidato. Mas, para que isto ocorra, o mesmo deverá solicitar o auxílio de um ledor e transcritor no ato de sua inscrição.

A UFMS só não mudou o edital para atender os pobres. O MPF tinha solicitado que os candidatos comprovadamente carente tivessem a oportunidade de solicitar a isenção da taxa de inscrição por meio de carta registrada simples. A UFMS só permitiu a inscrição de carentes por meio do Sedex, que custa R$ 50.

Não há necessidade de uma nova inscrição, para os candidatos que já realizaram inscrição, no período de 1 de julho de 2013 a 21 de julho de 2013, e que efetuaram pagamento.

Editais de retificação já publicados no site da Copeve: http://www.copeve.ufms.br/concpub2013b/

Nos siga no Google Notícias