ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Empresa de celulose questiona duto da Petrobras no MS

Redação | 22/09/2010 07:47

A Fibria, maior empresa de celulose e papel do País, questionou os dutos que a Petrobras planeja instalar para sua futura fábrica de fertilizantes em Três Lagoas. A Petrobras tem 60 dias para conseguir a autorização da Fibria ou propor outra solução.

Durante audiência pública para a apresentação do EIA/Rima (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto de Meio Ambiente), na última quinta feira, a Fibria apresentou vários questionamentos às ações da Petrobras.

As duas empresas serão "vizinhas" em Três Lagoas e a Fibria contesta o planejamento dos dutos, que passarão pelo subsolo da empresa de celulose.

A Fibria afirma que não deu à Petrobras anuência para a colocação dos dutos.

O Imasul (Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul) garante que qualquer autorização, durante a concessão do EIA/Rima, para entrada em terreno de terceiros deve ser apresentada ao Instituto.

"Quando a Petrobras iniciou os estudos de impacto ambiental percebeu que poderia construir um duto que levaria a água dos efluentes da estação de tratamento, na Petrobras, para o Rio Paraná. Entretanto, a área que foi doada à Petrobras não tem acesso direto ao rio", explica Délia Francisca Villamayor Javorka, responsável pelo Imasul em Três Lagoas.

De acordo com ela, a Petrobras tinha duas opções: usar uma fazenda vizinha ou passar pela área da Fibria. "A Petrobras conversou com a Fibria, mas não houve tempo hábil para a conversa progredir".

O estudo de impacto ambiental teria todas as alternativas, inclusivas aquelas usando a área da Fibria. "Na audiência pública, a Fibria fez um manifesto afirmando que não tinha dado anuência e que precisava de mais dados", disse Délia.

Em nota, a Fibria confirmou a falta da anuência.

"Em audiência pública da fábrica de fertilizantes nitrogenados da Petrobras, realizada no dia 16 de setembro, a Fibria esclareceu que não concedeu anuência à proposta de passagem de dutos de efluentes da Petrobras por áreas de reserva ambiental e de plantios comerciais de eucalipto sob a sua responsabilidade", disse a empresa.

A Fibria, então, colocou-se à disposição para avaliar, em conjunto com a Petrobras, "uma alternativa tecnicamente viável, ambientalmente segura, do interesse de ambas as companhias e da comunidade de Três Lagoas".

Segundo a responsável pelo Imasul em Três Lagoas, o órgão ambiental sul-matogrossense vai formalizar um Ofício de Pendência e, a partir de então, a Petrobras terá até 60 dias para que a anuência da Fibria ou uma alternativa seja apresentada.

A Fibria possui uma unidade produtora de 1,3 milhão de toneladas de celulose por ano em Três Lagoas, inaugurada no início de 2009. Já a fábrica da Petrobras deverá produzir 81 mil toneladas de amônia e 1,21 milhão de toneladas de ureia por ano a partir de 2014.

Fibria - Formada a partir da fusão de Aracruz e Votorantim Celulose e Papel, consolidada e oficializada em 1 de Setembro de 2009.

Nos siga no Google Notícias