A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

05/02/2016 18:36

Empresa de energia alerta sobre riscos de choque elétrico no carnaval

Thiago de Souza

A Energisa, empresa concessionária de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, alerta a população sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica no período do carnaval, como desfiles de blocos, escolas de samba e festas particulares.

Entre as orientações principais da empresa para o período, está a de não se aproximar da rede elétrica. Trios elétricos, caminhões de som e arquibancadas devem observar a altura necessária das estruturas e mander distância segura dos fios. Nesse caso, os organizadores devem avisar as autoridades competentes sobre o deslocamento de carros alegóricos e trios elétricos nas vias da cidade.

Outro comportamento de risco que deve ser evitado é o manuseio ou lançamento de serpentinas de papel ou metálicas, jatos de espuma ou de água e fogos de artifício em direção à rede elétrica, pois isso causa risco de choques elétricos. Os postes de energia também não devem ser utilizados para pendurar alegorias ou decorações carnavalescas.

Nos casos de acidentes de trânsito, quando há colisão de automóvel com postes de energia, a orientação é para que ninguém se aproxime de cabos rompidos ou caídos no chão, ou mesmo encostar na parte metálica dos carros para evitar choque elétrico. Nesse tipo de ocorrência, quem estiver dentro do veículo não deverá sair até a chegada de socorro.

Ainda segundo a empresa, o uso de ligações clandestinas nas redes elétricas pode sobrecarregar o sistema local, provocando o rompimento de cabos, e consequentemente, acidentes graves.

A concessionária informa que possui plano de atendimento especial para períodos festivos. O telefone da central de informações e serviços é 0800 722 7272. 

Venda de noz da Índia é crime; pena pode ser de 15 anos de prisão e multa
A venda de noz da Índia no Brasil é considerada crime pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O produto não é registrado pela institu...
MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions