ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Enchente, calor e até miniestiagem vão marcar 88 dias de Verão em MS

Aline dos Santos | 13/12/2014 12:07
Criança brinca em Campo Grande, que terá chuva forte na nova estação (Foto: Alcides Neto)
Criança brinca em Campo Grande, que terá chuva forte na nova estação (Foto: Alcides Neto)

Chuva, calor e até uma miniestiagem devem marcar os 88 dias, 23 horas e 42 minutos do Verão em Mato Grosso do Sul. A nova estação começa a partir das 19h03 de 21 de dezembro.

De acordo com o meteorologista da Anhanguera/Uniderp, Natálio Abrahão Filho, a estação tem o regime de chuvas mais alto do ano. As temperaturas serão elevadas na maior parte do Estado, mas com maior intensidade nas regiões Oeste e Norte.

Conforme o prognóstico de Verão, em janeiro podem ocorrer enchentes, chuvas fortes e ventos nas regiões Sudoeste (Porto Murtinho e Bela Vista), Central (Campo Grande e Sidrolândia) e Sudeste (Ivinhema e Novo Horizonte do Sul). Também pode acontecer queda de granizo, principalmente nas regiões Centro e Sul.

Em geral, as chuvas se tornam mais espaçadas em meados de março, próximo do Outono. A meteorologia alerta que pode acontecer um período de miniestiagem, com duração de até 8 dias no fim de janeiro. A mudança no regime de chuva tem impacto na agricultura.

Calor – As temperaturas devem atingir valores acima dos 33ºC, mas abaixo dos 36ºC. O fato de os dias serem maiores que as noites ocasiona a forte radiação solar. Segundo o meteorologista,os raios mais verticais de sol estão no hemisfério sul e tendem a passar pelo Estado com concentração máxima e mais nocivos.

Nos siga no Google Notícias