ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Encontro na Capital vai reunir 800 lideranças indígenas

Redação | 12/08/2010 16:56

Campo Grande será sede na próxima semana de um grande encontro para discutir a defesa dos direitos indígenas. A sétima edição do Acampamento Terra Livre será realizada de 16 a 19 de agosto na Aldeia Urbana Marçal de Souza e vai reunir mais de 800 lideranças indígenas de todo o Brasil.

Neste ano, o encontro vai avaliar as demandas e resultados das edições anteriores, verificando o que ainda não foi atendido.

A intenção é formular reivindicações e propostas para uma nova política indigenista, com destaque para o respeito total aos direitos fundamentais dos povos indígenas. As propostas serão encaminhadas aos candidatos à Presidência da República.

Em Mato Grosso do Sul, a situação mais crítica é enfrentada pela etnia Guarani Kaiowá, que são vítimas de ameaça e perseguição por parte dos proprietários rurais. De acordo com Relatório de Violência contra os Povos Indígenas de 2009, produzido pelo Cimi (Conselho Indigenista Missionário), mais da metade dos assassinatos de indígenas no ano passado ocorreram no Estado.

Na avaliação do Cimi, o governo local e proprietários das terras tem tomado uma postura anti-indígena, dificultando o trabalho de demarcação, que é um dos principais assuntos do encontro.

Outras questões a serem abordadas são impactos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) nas terras indígenas

Nos siga no Google Notícias