A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 18 de Agosto de 2018

15/11/2011 08:58

Encontro sobre acampamentos indígenas encerra hoje em Douradina

Edmir Conceição

Termina hoje em Douradina o 1º Encontro de Acampamentos Indígenas, que vai divulgar documento sobre as condições dos índios das etnias Kaiowá-Guarani e Terena desaldeados em Mato Grosso do Sul.

O documento deve pedir pressa na demarcação de áreas, apontando o problema como principal causa da violência. Dados divulgados pelo Cimi (Conselho Indigenista Missionário) mostram que de 2003 a 2010 foram assassinados 250 índios.

Embora se aponte a demarcação como causa, outros fatores influenciam, como a inclusão na sociedade urbana, que acaba em segregação cultural, levando os índios a incorporarem também os vícios em álcool e drogas. Muitos casos de violência são registrados dentro das próprias aldeias em razão do consumo de bebida aloólica e dependência de drogas.



A denúncia do encontro é sobre a violência e assassinatos dos fazendeiros contra índios e não a violência interna! A demarcação é a única causa da violência externa, de fazendeiros contra índios. Pistoleiros não matam índio por causa da tal "segregação cultural" ou pq estão nas cidades, é ao contrário né, matam pq estão em suas terras originais. A violência interna é outro assunto :s
 
Paula Mota em 16/11/2011 10:17:12
Parabéns aos organizadores do Envontro.
Estive passando por lá e achei excelente a organização dos indígenas. Muito bem organizado mesmo!
Muito bom mesmo. Com a participação direta de todos os indígenas e estudantes. Nem a chuva atrapalhou.
Muito bom!
Parabéns!
 
Giana malvedosa em 15/11/2011 09:51:05
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions