ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Enem atinge média de 320 mil inscrições por dia

Amanda Cieglinski, da Agência Brasil | 31/05/2011 15:39

Em duas semanas, a página virtual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou a média de 320 mil inscrições por dia, totalizando 2.562.735 incrições até o meio-dia de hoje (31). O prazo para se inscrever no exame vai até às 23h59 do dia 10 de junho, sem previsão de prorrogação.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o pico de acessos ao sistema ocorreu logo no primeiro dia de inscrições, quando 594 mil estudantes acessaram a página do Enem na internet para participar do exame.

Em 2009, o Ministério da Educação (MEC) deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados nas bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), que são distribuídas a partir do desempenho do candidato no exame e que podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família.

A taxa de inscrição do Enem custa R$ 35, mas alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio em escola pública não pagam. Até agora, já se inscreveram 509 mil estudantes nessa situação.

Além dos alunos que estão concluindo o ensino médio em escola pública, cerca de 1 milhão de candidatos também estão isentos da taxa por comprovar situação de carência. Do restante, apenas 45 inscritos efetuaram o pagamento da taxa, que pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil até 13 de junho.

O participante pode acompanhar a validação da inscrição pela internet.

A Região Sudeste concentra o maior número de inscritos (955 mil), seguida do Nordeste (821 mil), Sul (300 mil), Norte (245 mil) e Centro-Oeste (239 mil). A maioria dos participantes do Enem 2011 tem entre 21 e 30 anos e 1,5 milhão já concluíram o ensino médio.

Nos siga no Google Notícias