ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Enersul flagra 4,5 mil fraudes para furto de energia

Redação | 18/08/2010 10:23

A Enersul flagrou, durante o mês de julho, 4,5 mil fraudes durante inspeção em 15 mil unidades consumidoras em 73 municípios de Mato Grosso do Sul. O furto de energia elétrica foi constatado em residências, comércio e frigoríficos.

Ontem, em Caarapó, os técnicos da empresa detectaram fraude nas lan house Star Game. De acordo com a Enersul, o padrão de energia de um dos prédios estava com um desvio na fiação que impedia o medidor de registrar o pleno consumo. No outro imóvel, o sistema de medição estava com parte dos componentes danificada de forma criminosa para evitar o completo registro da energia consumida.

O caso é acompanhado pela Polícia Civil de Caarapó que além de indiciar o proprietário dos imóveis investiga quem está vendendo os artifícios para a fraude. Com a descoberta do "gato", o dono do imóvel tem que pagar toda energia consumida e não paga durante o período da fraude.

Até o fim de 2010, a Enersul vai inspecionar mais 90 mil unidades consumidoras. Elas estão incluídas dentro de um mapeamento que leva em conta informações que vão desde atipicidade no histórico de consumo à denúncia pelos canais de relacionamento com o cliente.

A fraude de energia é crime previsto em lei com pena de até 4 anos de prisão. Segundo a Enersul, o furto de energia elétrica em Mato Grosso do Sul causou prejuízo de R$ 47 milhões em 2009 e provocou impacto na tarifa de energia elétrica de 2,57%.

Em julho, a Enersul encaminhou para a Polícia Civil fios, conectores e disjuntores que estava sendo usado em uma suposta "gambiarra"para mascarar a medição da energia elétrica consumida no Frigorífico Beef Nobre, em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias