A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 22 de Janeiro de 2019

18/08/2010 10:23

Enersul flagra 4,5 mil fraudes para furto de energia

Redação

A Enersul flagrou, durante o mês de julho, 4,5 mil fraudes durante inspeção em 15 mil unidades consumidoras em 73 municípios de Mato Grosso do Sul. O furto de energia elétrica foi constatado em residências, comércio e frigoríficos.

Ontem, em Caarapó, os técnicos da empresa detectaram fraude nas lan house Star Game. De acordo com a Enersul, o padrão de energia de um dos prédios estava com um desvio na fiação que impedia o medidor de registrar o pleno consumo. No outro imóvel, o sistema de medição estava com parte dos componentes danificada de forma criminosa para evitar o completo registro da energia consumida.

O caso é acompanhado pela Polícia Civil de Caarapó que além de indiciar o proprietário dos imóveis investiga quem está vendendo os artifícios para a fraude. Com a descoberta do "gato", o dono do imóvel tem que pagar toda energia consumida e não paga durante o período da fraude.

Até o fim de 2010, a Enersul vai inspecionar mais 90 mil unidades consumidoras. Elas estão incluídas dentro de um mapeamento que leva em conta informações que vão desde atipicidade no histórico de consumo à denúncia pelos canais de relacionamento com o cliente.

A fraude de energia é crime previsto em lei com pena de até 4 anos de prisão. Segundo a Enersul, o furto de energia elétrica em Mato Grosso do Sul causou prejuízo de R$ 47 milhões em 2009 e provocou impacto na tarifa de energia elétrica de 2,57%.

Em julho, a Enersul encaminhou para a Polícia Civil fios, conectores e disjuntores que estava sendo usado em uma suposta "gambiarra"para mascarar a medição da energia elétrica consumida no Frigorífico Beef Nobre, em Campo Grande.

Produção de aço bruto chega a 34,7 milhões de toneladas em 2018
A produção brasileira de aço bruto foi de 34,7 milhões de toneladas, em 2018, com crescimento de 1,1% frente ao ano anterior (34,4 milhões de tonelad...
Criança de 3 anos que se afogou em piscina melhora em hospital
A menina de três anos que chegou à Santa Casa em estado grave depois de se afogar em uma piscina na tarde de domingo (20), apresentou melhora e não p...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions