A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

07/10/2010 09:40

Entidades traçam plano de combate a mortes no trânsito

Redação

Grupo formado por entidades ligadas à saúde e ao trânsito se reúne hoje e amanhã em Campo Grande para elaborar um plano de redução de mortes envolvendo veículos, álcool e velocidade.

O plano de ação faz parte do projeto "Vida no Trânsito", do Ministério da Saúde em parceria com a OPAS (Organização Panamericana de Saúde) e OMS (Organização Mundial da Saúde).

Na prática, foram escolhidas cinco capitais brasileiras onde há muitas mortes no trânsito envolvendo bebida e velocidade. Além de Campo Grande, também haverá ações em Palmas (TO), Terezina (PI), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).

Para embasar o plano de redução de mortes, foi realizado um cruzamento de dados entre Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), PRF (Polícia Rodoviária Federal), Santa Casa e Secretaria Municipal de Saúde.

Com estes dados em mãos, as entidades podem identificar os pontos mais críticos no trânsito da Capital, os locais onde mais ocorrem acidentes e o perfil de quem se envolve neste tipo de fatalidade. O levantamento começou a ser feito em julho do ano passado.

A partir destas informações, representantes das entidades envolvidas se reúnem hoje e amanhã, na sede da Agetran, para elaborar o plano de ação, segundo explicou a chefe da divisão de Educação da Agência Municipal de Trânsito, Ivanise Rotta.

"Deste plano de ação, podem sair campanhas educativas e métodos diferentes de fiscalização, por exemplo, para coibir as mortes no trânsito", detalhou.

De acordo com ela, o trabalho para reduzir acidentes envolverá todos os ramos de atuação no trânsito, como engenharia, educação, fiscalização e governo.

Da oficina, participam também representantes da Promotoria de Saúde Pública, Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), secretarias de Saúde e Educação e Ministério da Justiça, entre outras instituições.

O plano deve ficar pronto amanhã à tarde e as ações educativas e de fiscalização serão iniciadas na sequencia.

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions