A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 23 de Janeiro de 2018

01/09/2011 14:27

Secretaria de Educação promoverá Dia de Combate ao Bullying na escolas

Marco Antonio Brito

A Secretaria de Educação do Estado (SED) deverá intensificar as ações de combate ao bullying nas escolas da Rede Estadual de Ensino. A proposta agora é realizar o "Dia Estadual de Combate ao Bullying Escolar", previsto para acontecer dia 15 de setembro, simultaneamente, em todas das 356 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Além de palestras e apresentações de teatro enfocando o tema, o evento também deverá contar com jogos educativos adaptados e concurso de paródias.

A comunidade, principalmente os pais, será envolvida com a participação nas atividades e uma panfletagem nos bairros onde existem escolas da Rede Estadual, a ser realizada pelos alunos das 8h às 16 horas.

Para a secretária estadual de Educação e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa, é preciso que as escolas estejam cada vez mais preparadas e atentas. “Os professores e o restante da equipe devem observar sinais de violência, procurando os agressores e atendendo as vítimas, mas o principal é tomar iniciativas de prevenção, como a supervisão na hora do recreio, a promoção de palestras e debates sobre o tema e a inclusão na rotina escolar do respeito mútuo e da afetividade, tendo como foco as relações humanas”, afirma.

Ações preventivas - Além do Dia Estadual de Combate ao Bullying Escolar, outras ações têm sido incentivadas pelo Governo em cumprimento à Lei nº 3887, de 6 de maio de 2010. A Secretaria Estadual de Educação já instituiu, por exemplo, a formação do Comitê de Conscientização, Prevenção e Combate ao Bullying Escolar, nas escolas, com o objetivo de mobilizar a comunidade para ações de sensibilização e conscientização pautadas nas mudanças de postura e de atitudes, alcançando, desta forma, o combate ao bullying.

Os cartazes e os folhetos distribuídos nas escolas também fazem parte das ações e foram produzidos durante um concurso realizado entre 30 estudantes do curso técnico de Comunicação Visual do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lime (Cepef) e escolhidos por uma comissão julgadora da SED. Durante o processo de criação, os alunos assistiram a diversos vídeos sobre o tema, pesquisaram na internet e trocaram experiências.

Em MS, 196.191 condutores podem pedir CNH digital gratuitamente
Dos 1.134.551 condutores habilitados em Mato Grosso do Sul, 196.191 já possuem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) com QR Code e podem solicitar...
Ladário é a primeira cidade a receber Carreta da Justiça em 2018
O calendário de viagens da Carreta da Justiça, projeto do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), foi retomado nesta segunda-feira (22), c...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions