ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Escolas de MS podem ficar sem aula amanhã com paralisação de professores

Anny Malagolini | 15/08/2016 17:16

As escolas públicas de Mato Grosso do Sul, municipais e estaduais, podem ficar sem aula amanhã, 15, em razão dos protestos dos profissionais de educação contra a polêmica PL 257/2016. O Projeto de Lei Complementar que trata sobre a dívida dos estados com o governo federal, foi aprovado na semana passada pelo Congresso Nacional.

A mobilização dos profissionais da educação está prevista para acontecer em todo o país. Na Capital, o movimento dos professores começa amanhã, por volta das 9 horas, em ato pelas ruas de Campo Grande. A concentração está marcada na Praça do Rádio Clube.

E está previsto também a realização de uma audiência pública na assembleia legislativa de Mato Grosso do Sul, a partir das 14 horas, com o tema “Em defesa dos Direitos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras”. Na ocasião, um dos itens que serão analisados pelos deputados estaduais é o que prevê redução de repasse para poderes, corte de gastos e congelamento de reajustes dos servidores.

Devido a agenda de amanhã, a Fetems (Federação dos trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) informou que os professores poderão paralisar por 1 dia. No entanto, a prefeitura de Campo Grande e a secretaria de educação do Estado ainda não contabilizaram o número de escola que vão aderir a paralisação. O governo do estado informou que as escolas estaduais não há nenhuma determinação, e ainda, quem decidir pela paralisação terá que repor aula. 

Projeto de Lei - Conforme informou a Fetems, a PL 257/2016 poderá congelar as remunerações dos servidores públicos da União e suspender as vinculações constitucionais para a saúde e a educação.

Além disso, o PLP impõe aumento da alíquota previdenciária do servidor para 14%, fixa limites menores para as despesas com a folha de pessoal a cada quadrimestre, exige a implementação nos estados de regimes suplementares (privados) para aposentadoria de servidores e estabelece critérios para a adequação das contas públicas.

 

Nos siga no Google Notícias