ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Escritório dos Correios começa hoje a ajudar pequenos empresários a exportar

Luciana Brazil | 05/11/2013 11:10

Começou a funcionar hoje (5), em Campo Grande, o Escritório de Negócios Internacionais dos Correios que dará suporte e apoio a pequenos empresários de Mato Grosso do Sul que pretendem exportar produtos para ampliar os negócios.

O serviço oferecido pela unidade é chamado de Exporta Fácil e foi lançado em 1999. O diferencial agora é que no Escritório o empresário receberá orientações de como poderá exportar seus produtos.

Segundo a coordenadora do escritório, Liliana Antunes Gonçalves, o foco da iniciativa é assessorar as pequenas empresas do Estado que pretendem exportar para fora do país.

“O objetivo é fomentar esse mercado e sensibilizar os pequenos empresários. Nós queremos que eles entendam que a exportação não é só para os grandes empresários, mas também para os pequenos”, frisou.

Hoje, além de Campo Grande, o projeto conta com outros dois escritórios, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. O serviço foi lançado no fim de 1999 e desde então cerca de 500 empresas já utilizaram o Exporta Fácil, e mais de 2,5 mil produtos já foram enviados para fora do país.

Mesmo sem ter contato no exterior, o escritório promete ajudar o pequeno empresário, orientando sobre as necessidades. “Mesmo que ele não tenha nenhum contato, nós traçamos o caminho, damos o passo a passo. O primeiro passo é que o pequeno empresário venha até o escritório. A única coisa que ele precisa ter e vontade de crescer, de exportar”, explicou Liliana.

O serviço se aproxima das consultorias oferecidas pelo Sebrae, que segundo Liliana, é uma grande parceiro do Escritório.

“Chegando ao escritório, se o empresário não tiver rótulo para o produto ou qualquer outro item necessário, nós vamos orientá-lo, e nesses casos, ele pode procurar as orientações do Sebrae”.

No estado do Mato Grosso do Sul há grande concentração de produtos do segmento de agronegócio que são muito exportados, mas as micro e pequenas empresas têm dificuldades ao chegarem ao mercado internacional. “O foco de atuação do escritório é o fomento à inserção das micro e pequenas empresas no mercado internacional, por meio do Exporta Fácil”, explica João Rocha, diretor regional dos Correios.

Segundo Liliana, hoje, as maiores demandas de exportação que utilizam o Exporta Fácil são as peças e acessórios de máquinas e equipamentos, jóias, bijuterias e material de ótica.

O serviço Exporta Fácil foi criado na cidade de Dom Pedro II, em Pernambuco. A intenção era mostrar que mesmo os empresários de cidades distantes podem utilizar o Exporta Fácil.

O Escritório de Negócios Internacionais dos Correios ficará localizado na Avenida Calógeras, 2309, esquina com a rua Dom Aquino. E funcionará de segunda a sexta das 7:30h às 11:30h e 13:30h até as 17:30h.

Nos siga no Google Notícias