ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Estado tem terceiro maior percentual de pessoas que vivem sós

Aline dos Santos | 17/10/2012 11:09
Estado tem terceiro maior percentual de pessoas que vivem sós

Dados do Censo 2010, divulgados nesta quarta-feira, mostram que o conceito de família tem um perfil bem elástico em Mato Grosso do Sul. O Estado tem o terceiro maior percentual nacional de "família unipessoal', ou seja, pessoa que mora sozinha: 13,9%. O número só é maior no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A menor proporção foi encontrada no Amazonas.

Em âmbito nacional, Mato Grosso do Sul é a oitava unidade da federação que tem maior percentual de duas ou mais pessoas sem parentesco a formar uma família.

No Estado, a maioria das famílias é composta por casal com filhos: 48,38%. Na situação inversa, casal sem filhos, está 19,68%. Do total de 643.201 famílias, 73.424 são de mulheres sem cônjuge e com filhos. Homens sem cônjuge e com filhos formam um número bem menor: 11.254 famílias.

Sem filhos – Em todo país, Mato Grosso do Sul tem o quarto maior percentual de casais sem filhos: 19,7%.  Dentro do Estado, o município de Jaraguari foi o que apresentou maior percentual: 33,4%. Seguido por Inocência (28,9%), Rochedo ( 27,6%) e Corguinho (26,3%). Campo Grande aparece com um dos menores percentuais: 18,4%.

Por outro lado, o Estado fica na primeira posição entre as outras unidades da federação no quesito família com três filhos.

Mato Grosso do Sul tem o 8º maior percentual de mulheres com filhos e economicamente ativas.  O Estado ficou em sétimo no ranking nacional de mulheres com filho e que recebem mais de 20 salários mínimos.

Compartilhada – Novidade no Censo 2010, o quesito responsabilidade de domicílios mostra que Mato Grosso do Sul é o sexto no ranking nacional em compartilhamento. Dos 758.626 domicílios particulares, 27,79% têm cinco cômodos e 74,15% são de alvenaria com revestimento. Os dados sobre famílias e domicílios foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Nos siga no Google Notícias