A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

19/10/2015 22:20

Estado terá 7 jovens cientistas na maior feira de tecnologia da América do Sul

Flávio Paes
Um dos inventos que serão mostrados na Feira de Ciência e TecnologiaUm dos inventos que serão mostrados na Feira de Ciência e Tecnologia


Mato Grosso do Sul está representado na maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul. Sete pesquisas de quatro cidades do estado serão apresentadas na 30ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo (RS), no Centro de Eventos da Fenac, entre os dias 27 e 30 de outubro. O evento é organizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, e terá a presença de representantes de 19 países.

Um dos trabalhos do estado é a Prótese mioelétrica para amputação trasradial com feedback sensorial com modelo de predição e correlação para controle mecânico individual de falanges e rearranjo neuronal do Mapa de Penfield, do aluno Luiz Fernando da Silva Borges, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – Campus Aquidauana.

Com a orientação dos professores Leandro de Jesus e Diogo Chadud Milagres, o estudante desenvolveu um tipo de prótese em 3D que dispõe de artifícios mecânicos para o controle individual de articulações de pessoas amputadas, com um custo bem inferior ao hoje verificado no mercado.

De Campo Grande é o projeto Sistema de auxílio ao controle da deriva dos agrotóxicos, do aluno Vitor Jucá Santos Martins, do campus da capital do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

A pesquisa apresenta um sistema desenvolvido como auxílio ao processo de pulverização de agrotóxicos, de forma a evitar a má aplicação do produto e prejudicar plantações. O trabalho foi orientado pelo professor Luiz Fernando Delboni Lomba. A relação completa de trabalhos de Mato Grosso do Sul está listada abaixo.

A Mostratec reúne jovens cientistas entre 14 e 20 anos de idade. Nesta edição da feira, serão 380 projetos apresentados, distribuídos em 13 diferentes áreas. A Mostratec Júnior contará com outros 160 projetos do ensino fundamental.

Os países que estarão presentes no evento são Brasil, Argentina, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Colômbia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, EUA, Holanda, Índia, Indonésia, Itália, Macedônia, México, Paraguai, Peru, Turquia e Uruguai. A feira estará aberta ao público das 14h às 21h, entre 27 e 29 de outubro, e das 14h às 17h, no dia 30 (sexta-feira). A entrada é franca. Mais informações em www.mostratec.com.br.

Mega-Sena acumula e prêmio no sábado pode chegar a R$ 39 milhões
A Mega-Sena mais uma vez ficou sem vencer na noite desta quarta-feira (13) e, assim, acumulou. O prêmio pode subir para R$ 39 milhões no sorteio do p...
Chuva intensa de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer durante a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14) e ...
STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions