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Cidades

Estudo da UEMS associa piadas a melhora no ensino da língua portuguesa

Michel Faustino | 20/06/2016 14:37
Metodologia foi aplicada em salas de aula e comprovou uma melhora no desempenho dos alunos. (Foto: Divulgação)
Metodologia foi aplicada em salas de aula e comprovou uma melhora no desempenho dos alunos. (Foto: Divulgação)

Uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Acadêmico em Letras da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, constatou que, 'apreender com humor é muito mais divertido'. A pesquisa revela que as piadas podem ser um ótimo recurso no ensino da língua portuguesa.

As primeiras experiências foram feitas com duas turmas do ensino médio, da Escola Estadual Etalívio Pereira Martins, de Rio Brilhante, no segundo semestre de 2014. Além da constatação baseada na experiência, a pesquisa está fundamentada em textos de renomados autores.

Segundo o Mestre em Letras, Edvaldo Teixeira Moraes, responsável por realizar o trabalho sob orientação da professora Elza Sabino, foi possível comprovar que as piadas e os textos humorísticos, muitas vezes, constituem um importante material para o ensino de língua portuguesa e, se bem utilizados, podem ser significativos em sala de aula.

Segundo Edvaldo, a reação dos alunos diante do tema foram diversas. Houve alguns que questionaram sobre esse gênero, sua importância e qual a necessidade de se estudar piadas em sala de aula. “ A reação da turma diante da posição do aluno não foi unânime, uns riram e concordaram, outros o repreenderam, outros se espantaram e outros quiseram se manifestar positivamente”, disse.

Estudos e piadas – A pesquisa mostra que, por meio dos textos humorísticos, é possível estudar coerência, além de poder perceber a estrutura linguística, pois são textos com uma estrutura definida, fruto de um trabalho feito com esmero e inteligência.

“Não se trata de simples junção de frases aleatórias, justapostas sem sentido, mas sim, de uma produção textual como qualquer outra, analisada, pensada e intencionada com objetivos específicos e claros por parte de quem as produz. Seu valor vai muito além do riso que provoca, do entretenimento e da comicidade, mas permeia o social e reflete a realidade situacional do homem, expondo seus medos, suas fraquezas e suas hipocrisias”, explica.

A pesquisa conclui que as piadas são fontes abundantes de materiais para serem trabalhados nas aulas de língua portuguesa, garantindo uma participação, dinamismo e interesse maiores por parte dos alunos. Além disso, o ensino da gramática não ficaria comprometido, conforme a pesquisa, pois as piadas, além de tornarem as aulas mais atrativas e participativas, é um gênero textual muito rico, por meio do qual é possível trabalhar os conteúdos gramaticais e as competências linguísticas, como a textual, a comunicativa e a discursiva.

“Um texto humorístico é composto de forma coesa e coerente, obedecendo aos princípios básicos de estrutura textual para garantir o sentido do texto. Tais competências, trabalhadas de forma mais dinâmica e atrativa, certamente serão assimiladas pelos alunos e aprendidas de forma mais satisfatória”, finalizou.

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