ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Exames preventivos diminuem no país e MS não atinge meta de ministério

Luciana Brazil | 05/11/2013 13:02

Mato Grosso do Sul não atingiu, até agora, a meta do Ministério da Saúde de realizar exames preventivos, como a mamografia e o Papanicolau, em 65% das mulheres com idade entre 50 e 69 anos, faixa etária considerada de maior risco.

De acordo com matéria publicada no domingo (3) pelo jornal O Estadão (O Estado de S. Paulo), em Mato Grosso do Sul a mamografia foi feita por menos de 40% da população feminina do Estado, apesar de o exame ser disponibilizado em todas as unidades municipais de saúde. O Papanicolau também pode ser feito em qualquer unidade pública de saúde, mas poucas mulheres fizeram o exame.

Conforme a reportagem, Mato Grosso do Sul ficou em 12° lugar no ranking entre os estados que mais realizaram mamografia. São Paulo foi o melhor colocado, segundo o Estadão, realizando o exame em mais de 80% das mulheres.

Conforme o plano apresentado pela presidente Dilma Roussef de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, a expectativa é que a meta fosse atingida até 2014.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Campo Grande, desde março, quando teve início o programa “Consulta Única”, mais de 20 mil consultas femininas foram realizadas na Capital. Entre os mais de 6,2 mil exames feitos, quase 4 mil foram o Papanicolau.

O primeiro mutirão, realizado em março, foram feitos mais de 500 procedimentos, sendo 137 consultas ginecológicas, 176 ultrassonografias transvaginal, 36 ultrassons de mama, 96 exames clínicos de mama, 15 de colposcopia, 27 consultas odontológicas e 30 preventivos.

Brasil - O SUS (Sistema Único de Saúde) registrou queda no número de mamografia e de exames para diagnosticar o câncer de colo de útero, o Papanicolau, no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

“De janeiro a julho, 1,89 milhão de mamografia foram feitas no país, ante 1,94 milhão em 2012”, diz a matéria do Estadão.

O Ministério da Saúde refez os cálculos e admite que o objetivo será atingido somente em 2015.

Exames - O exame preventivo Papanicolaou é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da câncer de colo de útero. Já a mamografia detecta o câncer de mama.

Nos siga no Google Notícias