A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

05/11/2013 13:02

Exames preventivos diminuem no país e MS não atinge meta de ministério

Luciana Brazil

Mato Grosso do Sul não atingiu, até agora, a meta do Ministério da Saúde de realizar exames preventivos, como a mamografia e o Papanicolau, em 65% das mulheres com idade entre 50 e 69 anos, faixa etária considerada de maior risco.

De acordo com matéria publicada no domingo (3) pelo jornal O Estadão (O Estado de S. Paulo), em Mato Grosso do Sul a mamografia foi feita por menos de 40% da população feminina do Estado, apesar de o exame ser disponibilizado em todas as unidades municipais de saúde. O Papanicolau também pode ser feito em qualquer unidade pública de saúde, mas poucas mulheres fizeram o exame.

Conforme a reportagem, Mato Grosso do Sul ficou em 12° lugar no ranking entre os estados que mais realizaram mamografia. São Paulo foi o melhor colocado, segundo o Estadão, realizando o exame em mais de 80% das mulheres.

Conforme o plano apresentado pela presidente Dilma Roussef de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, a expectativa é que a meta fosse atingida até 2014.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Campo Grande, desde março, quando teve início o programa “Consulta Única”, mais de 20 mil consultas femininas foram realizadas na Capital. Entre os mais de 6,2 mil exames feitos, quase 4 mil foram o Papanicolau.

O primeiro mutirão, realizado em março, foram feitos mais de 500 procedimentos, sendo 137 consultas ginecológicas, 176 ultrassonografias transvaginal, 36 ultrassons de mama, 96 exames clínicos de mama, 15 de colposcopia, 27 consultas odontológicas e 30 preventivos.

Brasil - O SUS (Sistema Único de Saúde) registrou queda no número de mamografia e de exames para diagnosticar o câncer de colo de útero, o Papanicolau, no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

“De janeiro a julho, 1,89 milhão de mamografia foram feitas no país, ante 1,94 milhão em 2012”, diz a matéria do Estadão.

O Ministério da Saúde refez os cálculos e admite que o objetivo será atingido somente em 2015.

Exames - O exame preventivo Papanicolaou é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da câncer de colo de útero. Já a mamografia detecta o câncer de mama.

Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...


Como fazer exames se até pra conseguir consulta é complicado? Vc perde horas do seu dia numa fila imensa pra conseguir marcar uma consulta pra só cerca de dois meses depois, porque não se faz exames sem pedidos de um médico. Quando consegue ser consultada por um médico que nem sequer olha pra sua cara, sai com os pedidos e tem que enfrentar outra fila homérica, onde vai perder mais umas boas horas do seu dia, pra só conseguir os exames pra quando Deus quiser, com muita sorte uns dois meses depois e geralmente a central de regulação marca pras unidades que tiver data em aberto, não importa a distância, então se vc tiver que fazer mais de um exame tá lascado. Isso sem contar que não se pode confiar nos resultados né? Isso desmotiva qualquer um a cuidar da saúde
 
Ivone Arguelho em 05/11/2013 15:46:12
Eu acho que deveria ser mais divulgado qualquer tipo de mutirão ou seja as mulheres de nossa cidade fossem mais orientadas sobre os exames por que no meu bairro você vai lá fazer um preventivo demora uma semana para marcar e para sair o resultado mais um mês e para passar por um médico pioro. um caos total socorro autoridades faço aqui uma denuncia para o campo grande News ir fazer uma reportagem no UBS do Parque do Sol morreremos todas com câncer de mama e com doenças sexualmente transmissíveis pois não temos amparo. valeu pelo espaço desabafei
 
Loiriane Fernandes em 05/11/2013 14:43:46
E UMA VERGONHA ANUNCIAR QUE NÃO ATINGIU A META MAS SERÁ PORQUE NÉ PREFEITO NÃO TEM MATERIAL PARA COLETAR DESTE O COMEÇO DO ANO ( NAO TEM ESPECLO PARA COLETAR O PREVENTIVO A PROCURA NOS POSTOS DE SAUDE É MUITA PARA FAZER MAS ENTÃO .....NAO TEM MATERIAL O QUE FAZER ??? NÃO TEM AGULHAS PARA COLETAR EXAMES LABORATORIAS TB....???
 
marta brasileiro em 05/11/2013 14:05:30
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions