A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 21 de Agosto de 2018

28/07/2010 19:16

Exposições de Nuno Ramos começam terça no Sesc Horto

Redação

Entre os dias 3 de agosto e 19 de setembro, o projeto ArteSesc recebe três exposições do artista Nuno Ramos. As exposições poderão ser conferidas no Sesc Horto, em Campo Grande, sendo a abertura programada para as 19h30 com a palestra "Arte contemporânea brasileira na atualidade", de Paulo Venâncio Filho.

Nuno Ramos mostra nesta exposição três trabalhos: "Só Lâmina", "Luz Negra" e "Carolina". Cada um deles representa e exemplifica uma dimensão importante e significativa da extensa obra do artista.

"Só Lâmina" faz parte da intensa pesquisa que Nuno, desde os anos 80, vem desenvolvendo e respeito das possibilidades que existem para a superfície bidimensional da tela. Para ele, não há quase distinção entre pintura e desenho; ambos estão sujeitos a mesma dinâmica que mobiliza diferentes formas, materiais, texturas, necessariamente de qualidades e propriedades diversas e contrastantes.

A série de onze desenhos de "Só Lâmina", criada especialmente para o Sesc, traz encravada a poesia de João Cabral de Melo Neto. Nuno mais uma vez, como já tinha feito com Drummond e Bandeira, reconhece a forte atração que sente pelo literário e o modo como este empolga sua imaginação plástica e aqui utiliza literalmente da faca poética de "Uma Faca Só Lâmina", de João Cabral.

Mais recentemente, Nuno tem se apropriado de outro material, já não pertencente à esfera visual, mais auditiva: o som, que pode ser música como no caso de "Luz Negra", onde de caixas acústicas enterradas no chão sai a voz de Nelson Cavaquinho cantando Juízo Final, ou simplesmente uma sequência de frases faladas e gravadas que sugerem o repertório do que se fala diariamente numa grande cidade.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions