A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

19/08/2010 20:13

Fazenda em Paranhos é invadida por grupo de 40 índios

Redação

Um grupo de 40 índios invadiu hoje, às 12h, a Fazenda São Luiz, localizada em Paranhos (469 km de Campo Grande). A invasão foi comunicada à delegacia da cidade por Fermino Aurélio Escobar, 77 anos, dono da propriedade.

Segundo ele, os índios invasores são da aldeia Pirajuí. Eles estão acampados na fazenda, com barracas de lonas plásticas, em uma área de pastagem com cerca de mil cabeças de gado.

Ainda de acordo com Fermino, esta não é a primeira vez que a fazenda é invadida por índios da aldeia Pirajuí. Em novembro do ano passado indígenas também se acamparam no local.

Em conversa com os índios que invadiram a fazenda, Fermino recebeu a informação de que eles estão decididos a permanecer na propriedade rural e que não irão sair de lá.

O local em que os índios da aldeia Pirajuí estão acampados é um pequeno capão de mato por onde passam funcionários da fazenda, que cuidam do gado. Eles tem medo dos indígenas, que estão portando armas artesanais como arco e flecha.

A Funai (Fundação Nacional do Índio) enviou representantes ao local.

Conflito e morte - No dia 31 de outubro do ano passado, os professores indígenas Genivaldo Vera e Rolindo Vera desapareceram após se envolverem num conflito com homens armados na Fazenda São Luiz.

O corpo de Genivaldo foi localizado no dia 7 de novembro, em um córrego, mas o IML (Instituto Médico Legal) confirmou a identidade da vítima somente no dia 20 do mesmo mês. Até hoje o corpo de Rolindo não foi encontrado.

Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions