ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Fetems anuncia na Assembleia manifestação com 10 mil trabalhadores amanhã

Francisco Júnior e Fabiano Arruda | 14/03/2012 13:00

Botareli falou da mobilização nacional dos professores e apresentou a reivindicação da categoria

O presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Roberto Magno Botareli Cesar, anunciou hoje na Assembleia Legislativa, que a entidade irá realizar uma passeata com 10 mil trabalhadores nesta quinta-feira (15), em Campo Grande.

A manifestação está marcar para acontecer às 8 horas. O ponto de concentração será a Praça do Rádio Clube Cidade.

A sessão da Assembleia foi interrompida para o discurso de Botareli. Durante 10 minutos, ele falou da mobilização nacional dos professores e apresentou a reivindicação da categoria.

Segundo o sindicalista, a maioria dos Estados cumpre a lei do piso salarial, porém poucos cumprem o artigo 4 da lei , que prevê à destinação de um terço da jornada de trabalho para o planejamento das aulas, entre eles está Mato Grosso do Sul.

De acordo com Botareli, como o STF (Supremo Tribunal Federal), ao decidir sobre a lei do piso salarial, não determinou a obrigatoriedade sobre a questão das horas para o planejamento das aulas, fica a cargo de cada Estado e município cumpri-lá ou não. “O professor chega a ter 500 alunos. Ele tem família e vai ter que corrigir de 500 a 600 provas. Com destinação de um terço de aula, ele vai corrigir as provas e fazer o planejamento de aula”, explicou relatando que para que o artigo sela cumprido de forma completa será necessária a inclusão de uma súmula vinculante a lei.

O sindicalista informou que no Estado apenas 14 cidades destinam parte da carga horária para os professores fazerem o planejamento das aulas: Paranaíba, Naviraí, Água Clara, Sidrolândia, Antonio João, Coronel Sapucaia, Aquidauana, Brasilândia, São Gabriel do Oeste, Inocência, Três Lagoas, Miranda, Camapuã e Sete Quedas. Um evento amanhã na sede da Federação irá homenagear esses municípios.

O governador André Puccinelli (PMDB) já declarou publicamente que não vai cumprir, pois isso causaria um prejuízo ao Estado, já que seria necessário a contratação de 4 mil professores.

O presidente da Fetems rebateu dizendo que a entidade tem um estudo que aponta que seriam necessários 1,5 mil profissionais.

Botareli informou ainda que vai marcar para amanhã uma reunião com o relator do processo do caso no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) para derrubar a justificativa do Governo. O mérito, segundo ele, deve ser julgado entre os meses de abril e maio.

O sindicalista disse que as negociações com governo foram encerradas por falta de avanço.

Nesta quarta-feira, primeiro dia de paralisação nacional das escolas, o movimento teve cerca de 80% de adesão no Estado.

Nos siga no Google Notícias