A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

06/10/2013 11:49

Fiéis saem em carreata e cicloromaria para homenagear Nossa Senhora

Graziela Rezende e Luciana Brazil
Fiéis em cicloromaria e carreata. Foto: Marcos ErmínioFiéis em cicloromaria e carreata. Foto: Marcos Ermínio

Ao menos 500 fiéis participam de uma extensa programação para homenagear Nossa Senhora Aparecida, na manhã deste domingo (6), que inclui uma cicloromaria e carreata por diversas paróquias e capelas da cidade. Na Igreja Nossa Senhora Aparecida, localizada na avenida Tamandaré, as ações da 31ª festa iniciaram no dia 3 de outubro e se estendem até o dia 12, data alusiva ao dia da santa.

Para este ano, o tema escolhido foi “Maria, uma mulher de Fé nas mãos de Deus”. E a cada dia, uma novena com uma benção diferente, da família, para grávidas, crianças e agentes pastorais. Hoje, por exemplo, foi o dia da benção dos jovens. Exemplo para quem nem pensa em passar perto da igreja, o estudante de engenharia civil Guilherme Andreotti, 20 anos, participa da cicloromaria.

“Sou muito devoto. Meu pai está passando por muitas dificuldades, já que está desempregado. Toda dia rezo muito para que Nossa Senhora dê paz ao coração dele e fico feliz porque ele tem recebido algumas propostas. Então, hoje estou participando da cicloromaria para agradecer, demonstrar o meu amor por Maria e pela fé católica”, afirma o estudante Andreotti.

O jovem diz também que não conseguiu participar das novenas porque estuda à noite. “Mas ainda vou participar. É muito bom, até na basílica em São Paulo eu já fui”, comenta o estudante.

Durante a cicloromaria, os participantes passam por diversas capelas, como a Bom Jesus no Lar do Trabalhador, Bom Pastor, no bairro Santo Amaro, Nossa Senhora Auxiliadora no Santo Antônio, entre outras, até o retorno para a matriz, onde um churrasco aguarda os fiéis.

Padre fala com devoção da santa. Foto: Marcos ErmínioPadre fala com devoção da santa. Foto: Marcos Ermínio

Coroação - No percurso, além das bicicletas, muitos devotos de carro acompanham e ainda participam da coroação de Maria em cada uma das capelas. “Fico muito emocionado em ver a acolhida feita pelos fiéis e em ver a devoção e emoção. Não é um pedaço de pau que emociona, é a Mãe de Jesus", diz o padre Luciano Scampini, 76 anos, se referindo a imagem de Nossa Senhora.

No dia do encerramento, 12 de outubro, a festa inicia com uma procissão às 7h, acompanhada de um café da manhã logo depois. Mais tarde, após uma missa ao meio-dia, os fiéis desfrutarão de um carreteiro e um bolo de 31 metros, para comemorar o 31° ano de festa.

Às 19h, uma missa solene termina a edição comemorativa da Maria. “Ela foi o caminho para que nós tivéssemos Jesus. Ela é negra como grande parte do nosso povo, a rainha do Brasil, um presente de Deus para o povo brasileiro”, finaliza o padre.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...


Já disse Pe. Fábio de Melo: Santos são setas, não idolatramos, apenas respeitamos e admiramos aqueles que morreram por não negar sua fé. Irmãos protestantes ñ confundam as coisas.
 
Ângela Félix em 07/10/2013 10:49:48
Não gosto de polemizar, principalmente sobre religião. Mas não posso aceitar a intolerância. Tem um comentário aqui que deixa qualquer um CRISTÃO estarrecido. "Só quem pode rogar por nós é Jesus Cristo". O que aprendi com o catolicismo é que devemos viver para ajudar ao próximo, inclusive, ROGAR, que quer dizer SUPLICAR, que por sua vez é simplesmente pedir com humildade. Quem não conhece nosso vernáculo como pode conhecer a bíblia? Deixa prá lá!!!!
 
Paulo Cunha em 07/10/2013 10:43:48
Meu amigo, em nenhum momento estamos esperando milagres de santos pois como vc mesmo disse, só existe um salvador, apenas um que nos leva ao pai e esse é Jesus, aos santos e a nossa Mãezinha Maria nós pedimos a intercessão, pois eles estão junto ao Pai... Não se deve confundir as coisas... E Maria deve ser reconhecida, pois até Jesus ouviu o seu pedido, quem somos nós para ignora-la? a mulher que carregou Jesus por 9 meses, a primeira a evangelizar... (Lucas 1:27-28) (Eclesiastes 7:20; Romanos 3:23; 6:23; I João 1:18), da mesma forma que é agraciada por Deus, Maria também precisa de Jesus, porém Ela é mãe, e o q a mãe pede o filho escuta... Discutir religião é bom, mas deve sempre haver o respeito...
 
Gabriel Lauro em 07/10/2013 10:08:30
Santa Mãe Aparecida, rogai por nós!
 
Wellyngton Ramos em 07/10/2013 10:03:04
Ao senhor Olices Trelha e outros que tiverem o mesmo entendimento.
A verdade é uma só.... quem nunca passou pela experiência de estar em frente a imagem de Nossa Senhora, NÃO pode tirar as suas justificativas.
Peço a essas pessoas, que provavelmente são protestantes, irem a missa do Santíssimo na igreja Perpétuo Socorro, na 5ª feira. Depois postem aqui o que vocês sentiram sobre a Nossa Senhora.
Olhe para os olhos de Nossa Senhora antes de falar dela.
 
Alexandre Soares em 07/10/2013 09:49:00
Adorar = Prestar culto a...
Venerar = Reverenciar, fazer memória, ter grande respeito...
Nós católicos só adoramos (Prestamos culto a...) a DEUS e veneramos (Reverenciamos, fazemos memória, ter grande respeito...) Nossa Senhora e aos Santos.
 
Júlio Maria da Silva em 07/10/2013 09:46:30
Percebe a diferença, Olices?
Então quando alguém, – que não conhece o real sentido da adoração –, vê um católico venerando um santo, acaba o acusando de fazer algo a uma criatura que, segundo ele, só caberia ao Criador. Isso acontece porque eles não vivem a real dimensão da adoração, participar do santo sacrifício da santa Missa.
Adorar: somente a Deus. Prestar culto: somente a Deus.
Mas venerar? Venere, sem medo, a todos os Santos e Santas de Deus.
 
Júlio Maria da Silva em 07/10/2013 09:44:00
Quando adoramos o Santíssimo Sacramento, adoramos o próprio Corpo de Cristo, e o fazemos somente em virtude do santo sacrifício da santa Missa. É por isso que, muitas vezes, ouvimos a Igreja nos dizer que o maior culto de adoração é a santa Missa. Não existe adoração sem sacrifício.
Já a veneração é semelhante àquilo que os filhos têm para com os pais, quando pedem algo a estes, elogiando-os, agradecendo-os... Fazem isso porque admiram, respeitam e amam os pais. Nós, católicos, em particular, o fazemos para prestar memória àqueles homens e mulheres que viveram a radicalidade da fé: os santos. Uma fé cheia de virtudes e, muitas vezes, de martírio. Fé esta que gerou neles a santidade.
 
Júlio Maria da Silva em 07/10/2013 09:42:29
Adorar = Prestar culto a...
Venerar = Reverenciar, fazer memória, ter grande respeito...
Nós católicos só adoramos (Prestamos culto a...) a DEUS e veneramos (Reverenciamos, fazemos memória, temos grande respeito...) a Nossa Senhora e aos Santos.
 
Júlio Maria da Silva em 07/10/2013 09:41:31
Meus amigos católicos, só quem pode rogar por nós é Jesus Cristo, o nosso salvador. Disse Jesus: É me dado todo o poder no céu e na terra (São Mateus 28.18); disse também: E tudo quanto pedires a mim em farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedires alguma coisa em meu nome eu farei(São João 14.13 e 14). A própria mãe de Jesus disse: Fazei tudo quanto Ele vos disser (São João 2.5). Somente Jesus ressuscitou e recebeu poder de Deus para interferir por nós; diz em Iº A Timóteo 2.5: Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens:Jesus Cristo homem. Não há dúvida alguma à esse respeito. As pessoas pedem a outros servos de Deus sem conhecimento das Escrituras Sagradas. Disse Jesus em São Mateus 22.29: Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
 
Olices Trelha em 07/10/2013 09:11:53
A que ponto chega a ignorância.Quem não tem o menor estudo teológico quer vir tentar dar uma de santo...kkkkkkkk. já que tanto entende da bíblia então acho q deveria ler um pouco mais, sugiro que comeces por ( Ex 25,18-20 ) O mesmo Deus, no mesmo livro do Êxodo, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e coloca-los por cima da Arca da Aliança.(Num 21,8-9) . ( I Reis 6,23-35 e 7,29 ).Bom, acho que você deveria para de idolatrar a bíblia e comece a aprender mais sobre Deus e o que ele quer dizer, também sugiro que vá fazer um curso de teologia. Nsa Senhora Aparecida, Rogai por nós
 
Gabriel Lauro em 07/10/2013 08:35:27
Vejam o que diz a Escritura Sagrada à respeito das imagens de escultura: Confundidos sejam os que confiam em imagens de escultura (Salmos 97.7). Vejam ainda: Congregai-vos e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabemos que conduzem em procissão as suas imagens de escultura feitas de madeira (ou qualquer material), e rogam por um deus que não pode salvar (Isaías 45.20). As Escrituras Sagradas estão ricas de informações à respeito da idolatria, sendo este comportamento do homem abominação perante o seu Criador!
 
Olices Trelha em 06/10/2013 18:08:56
Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós.
 
Paulo Cunha em 06/10/2013 12:45:47
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions