ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Fiéis saem em carreata e cicloromaria para homenagear Nossa Senhora

Graziela Rezende e Luciana Brazil | 06/10/2013 11:49
Fiéis em cicloromaria e carreata. Foto: Marcos Ermínio
Fiéis em cicloromaria e carreata. Foto: Marcos Ermínio

Ao menos 500 fiéis participam de uma extensa programação para homenagear Nossa Senhora Aparecida, na manhã deste domingo (6), que inclui uma cicloromaria e carreata por diversas paróquias e capelas da cidade. Na Igreja Nossa Senhora Aparecida, localizada na avenida Tamandaré, as ações da 31ª festa iniciaram no dia 3 de outubro e se estendem até o dia 12, data alusiva ao dia da santa.

Para este ano, o tema escolhido foi “Maria, uma mulher de Fé nas mãos de Deus”. E a cada dia, uma novena com uma benção diferente, da família, para grávidas, crianças e agentes pastorais. Hoje, por exemplo, foi o dia da benção dos jovens. Exemplo para quem nem pensa em passar perto da igreja, o estudante de engenharia civil Guilherme Andreotti, 20 anos, participa da cicloromaria.

“Sou muito devoto. Meu pai está passando por muitas dificuldades, já que está desempregado. Toda dia rezo muito para que Nossa Senhora dê paz ao coração dele e fico feliz porque ele tem recebido algumas propostas. Então, hoje estou participando da cicloromaria para agradecer, demonstrar o meu amor por Maria e pela fé católica”, afirma o estudante Andreotti.

O jovem diz também que não conseguiu participar das novenas porque estuda à noite. “Mas ainda vou participar. É muito bom, até na basílica em São Paulo eu já fui”, comenta o estudante.

Durante a cicloromaria, os participantes passam por diversas capelas, como a Bom Jesus no Lar do Trabalhador, Bom Pastor, no bairro Santo Amaro, Nossa Senhora Auxiliadora no Santo Antônio, entre outras, até o retorno para a matriz, onde um churrasco aguarda os fiéis.

Padre fala com devoção da santa. Foto: Marcos Ermínio
Padre fala com devoção da santa. Foto: Marcos Ermínio

Coroação - No percurso, além das bicicletas, muitos devotos de carro acompanham e ainda participam da coroação de Maria em cada uma das capelas. “Fico muito emocionado em ver a acolhida feita pelos fiéis e em ver a devoção e emoção. Não é um pedaço de pau que emociona, é a Mãe de Jesus", diz o padre Luciano Scampini, 76 anos, se referindo a imagem de Nossa Senhora.

No dia do encerramento, 12 de outubro, a festa inicia com uma procissão às 7h, acompanhada de um café da manhã logo depois. Mais tarde, após uma missa ao meio-dia, os fiéis desfrutarão de um carreteiro e um bolo de 31 metros, para comemorar o 31° ano de festa.

Às 19h, uma missa solene termina a edição comemorativa da Maria. “Ela foi o caminho para que nós tivéssemos Jesus. Ela é negra como grande parte do nosso povo, a rainha do Brasil, um presente de Deus para o povo brasileiro”, finaliza o padre.

Nos siga no Google Notícias