ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Fiscais agropecuários federais anunciam paralisação a partir de 2ª

Francisco Júnior | 02/08/2012 08:47

Os fiscais agropecuários do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) entrarão em greve na próxima segunda-feira (6). Em Mato Grosso do Sul são 132 servidores responsáveis por fiscalizar uma fronteira de mais de 6 mil quilômetros, conforme dados do Anffa Sindical (Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários).

Como a categoria tem reunião marcada com o Ministério do Planejamento para amanhã (2), às 10h, as lideranças aguardam uma definição que evite a paralisação.

Os fiscais agrários querem reajuste salarial, realização de concurso público, implantação da escola de formação profissional da carreira, mudanças no processo seletivo de gerência da pasta e regulamentação da situação de servidores cedidos ao Ministério da Pesca.

O reajuste salarial reivindicado pela categoria é o mesmo que consta da pauta dos demais servidores federais em greve: correção salarial de 22,08%, índice que equivale à aplicação da inflação desde 2010 e ao crescimento registrado pelo Produto Interno Bruto (PIB) – soma de riquezas e bens produzidos pelo país.

Os fiscais agropecuários têm a função de monitorar o trânsito de produtos nos portos, aeroportos e fronteiras, além do uso de defensivos nas lavouras, a fim de evitar contaminação provocada por animais, plantas ou agrotóxicos.

Atualmente, há 3.246 funcionários realizando esse trabalho em todo o território nacional. (Com informações da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias