A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

24/03/2015 21:38

Fiscalização da AEM/MS em 9 municípios reprova 69% das amostras de pescados

Daniel Machado
Marcas reprovadas apresentaram erros contra o consumidor entre 2% a 48% a menos do peso declarado. (Fonte: Divulgação)Marcas reprovadas apresentaram erros contra o consumidor entre 2% a 48% a menos do peso declarado. (Fonte: Divulgação)

Às vésperas da Páscoa, uma fiscalização realizada pela AEM/MS (Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul), órgão do Inmetro, entre 9 e 27 de fevereiro em nove municípios do Estado, trouxe números preocupantes para o consumidor de peixes, crustáceos, moluscos, frutos do mar e pescados em geral.

Denominada Operação Pescado, o objetivo da iniciativa foi o de informar o consumidor quais marcas apresentam segurança em termos de peso após análise de 41 estabelecimentos comerciais, com pescados congelados nos municípios de Três Lagoas, Aparecida do Taboado, Paranaíba, Cassilândia, Chapadão do Sul, Mundo Novo, Naviraí, Dourados e Campo Grande.

Ao todo foram coletadas 1028 amostras de 20 marcas distintas e 69% dessas amostras foram reprovadas. A Diretora Técnica da AEM/MS, Luciana Boni, destacou a importância da fiscalização, enfatizando a necessidade da adequação do comércio a fim de que o consumidor tenha tranquilidade e certeza que ao adquirir o produto, “não esteja pagando por gelo”. Ela enfatizou também que esse tipo de operação mostra o quanto o consumidor é lesado, uma vez que as marcas reprovadas apresentaram erros contra o consumidor entre 2% a 48% a menos do peso declarado.

Marcas Aprovadas - Os resultados das perícias apresentaram as seguintes marcas aprovadas, em um ou mais de um tipo de produto fiscalizado: Copacol, Brasil Sul, Linares Pescados, Eat Fish, Pescados Bom Peixe, Bacalanor Pescados, Buona Pesca e Pescados Arapongas.

Marcas Reprovadas – As marcas que tiveram as perícias reprovadas, em um ou mais tipos de produtos fiscalizados foram: Costa Sul, Vitalmar, Mar & Terra, Penha Pescados, Seikomar, Nave Pesca, Brazilian Fish, Mundial Fish, Pescados São Miguel, Zippy Alimentos, Arrecifes Pescados e Rio Preto Pescados. As marcas reprovadas apresentaram erros contra o consumidor, entre 2% a 48% a menos do peso declarado.

Para o Diretor Presidente da Agência Estadual de Metrologia Nilton Pinto Rodrigues a Operação Pescado destacou mais uma vez, o papel da instituição na busca constante da segurança do cidadão sul mato-grossense.

Os consumidores que necessitarem de esclarecimentos podem obter informações através da Ouvidoria da AEM/MS pelo número 0800 67 5220.

Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions