A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

22/07/2010 13:35

Fogo "limpa" terreno de Universidade e morador reclama

Redação

Um incêndio iniciado na manhã de ontem "limpou" uma área entre 20 e 30 hectares de um terreno no jardim Veraneio, próximo ao macro-anel rodoviário. A área pertence à Uniderp-Anhanguera e fica ao lado do campus de Agrárias da instituição. A direção diz que não sabe como o fogo teve início.

Morador da região há 8 anos, o advogado João Marcelo Kassar reclama. Ele disse que as queimadas acontecem no terreno pelo menos uma vez por ano. Ele enfatiza que a área é do lado de uma reserva biológica, que poderia ser destruída se o fogo a alcançasse. Kassar ressaltou que a proporção do incêndio poderia ter destruído uma antena de rádio que fica na área e laboratórios da Universidade.

No local, é possível ver que o fogo tomou conta da área, demarcada por aceros, e parte do terreno próximo a rodovia.

O incêndio começou por volta das 9h30 e foi controlado quase seis horas depois, às 16h. A área fica próxima a chácaras e uma área de preservação. O incêndio não adentrou a reserva ambiental por contas de aceros - área nua ao redor de um terreno que impede que o fogo se alastre.

As queimas de solo são usadas para limpezas de pastagens ou plantios e estao proibidas desde o dia 13 de julho, por conta da estiagem que podem fazer as chamas se alastrarem de forma mais rápida.

A direção do campus disse que o incêndio começou no terreno vizinho, na margem da BR-163. Assim que perceberam, mobilizaram funcionários para tentar apagar.

Eles chamaram o Corpo de Bombeiros, que já estava no mini-anel apagando outro incêndio. Uma equipe grande de bombeiros e funcionários conseguiu controlar o fogo que se espalhava pelo vento.

De acordo com a diretora do campus, Heloisa Helena Gianotti, no local a pastagem está muito seca e como o vento estava muito forte o fogo se espalhou com facilidade. Ela acredita que pode ter sido causado até mesmo por um toco de cigarro.

Proibição

Termina na 4ª feira prazo para adotar cartinha e ajudar Papai Noel dos Correios
Termina na próxima quarta-feira (dia 13) o prazo para quem quiser adotar uma cartinha do projeto Papai Noel dos Correios. Os interessados devem compa...
Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions