A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

29/09/2010 12:39

Fogo queima Serra do Amolar em Corumbá desde domingo

Redação

A região de mata nativa na Serra do Amolar, na área norte de Corumbá, está com diversos focos de incêndio desde o último domingo. A informação é que o fogo foi provocado provavelmente por raios.

Para conter as chamas, cerca de 20 homens da brigada do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e Corpo de Bombeiros estão na reserva. Outro grupo atua em áreas de preservação permanente Acurizal e Penha, também atingidas pelo fogo.

A chuva de ontem à noite reduziu a intensidade dos focos. A ação de combate ao incêndio tem apoio do Parque Nacional do Pantanal, que fica em Poconé (MT), na divisa com Corumbá.

Por conta dos fortes ventos, o fogo continua se alastrando rapidamente, de acordo com o coordenador da coordenador da Defesa Civil de Corumbá, capitão bombeiro Fábio Catarinelli. Ele acrescenta que o combate aos focos é preventivo por conta da dificuldade de acesso à morraria, que está localizada a pelo menos 190 quilômetros por via aquática de Corumbá.

"Para conter o fogo somente com o uso de helicópteros do Ibama", explicou o capitão, citando como exemplo os incêndios ocorridos em 2008 e 2009 na mesma região.

Catarinelli retorna hoje à região para avaliar a situação e mensurar os danos ao meio ambiente.

Com informações do Instituto do Homem Pantaneiro

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions