A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

02/09/2015 15:20

Frente fria chega sábado, mas feriado será quente e sem chuva em MS

Flávia Lima
Lazer à beira de rios e balneários será opção para aplacar calor do feriado. (Foto:Marcos Ermínio)Lazer à beira de rios e balneários será opção para aplacar calor do feriado. (Foto:Marcos Ermínio)

Quem está programando viagem para o interior do Estado durante o feriado prolongado de 7 de Setembro vai encontrar temperaturas próximas à casa dos 40ºC e permanência do tempo seco. Por isso, a recomendação é não esquecer a hidratação com líquidos, mesmo para quem estiver nos municípios que tenham balneários e cachoeiras, onde também não há previsão de chuva, por isso a umidade relativa do ar continuará baixa.

Apesar de alguns institutos de previsão como o Inmet e Climatempo indicarem chuva no sábado (5), a meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo, Clima e Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), Cátia Braga, prefere manter cautela e ressalta que a possibilidade de novas precipitações aplacarem o calor é muito remota.

De acordo com ela, os mapas meteorológicos de fato indicam um aumento da nebulosidade a partir de sábado em todas as regiões devido a uma frente fria que está se formando na Argentina, porém, ela deve causar chuvas no Estado apenas a partir de terça-feira (8).

Cátia diz que a chuva prevista para a próxima semana será mais intensa na região sul, em cidades como Tacuru e Iguatemi, onde deve chover entre 20 e 25 milímetros. A temperatura máxima não passa dos 30ºC e a mínima fica em torno de 17ºC na maior parte do Estado, incluindo a Capital.

Já para o final de semana do feriado, os termômetros atingem a casa dos 39ºC, com sensação térmica de 40ºC em Porto Murtinho, Miranda, Aquidauana e Sonora. Na Capital, as máximas ficam na média dos 35ºC, subindo para 37ºC no domingo, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Mesmo com a nebulosidade chegando na sexta-feira (4), as máximas não registram menos de 30ºC, com mínimas de 16ºC em Campo Grande.

As maiores temperaturas serão registradas na região pantaneira, que terá média de 36ºC. A frente que causará essa nebulosidade entre sábado (5) e domingo (6) é a mesma que provocará as chuvas a partir de terça-feira. “Ela ficará estacionada no Estado, mas só trará as precipitações mesmo depois do feriado”, diz Cátia.

Para quem planeja ficar em Campo Grande e usufruir dos parques ou até mesmo acompanhar o desfile militar, a previsão é de muito sol e nenhuma possibilidade de chuva, segundo a meteorologista. Ela lembra que entre os feriados de 7 de Setembro ocorridos desde o início dos anos 2000, choveu apenhas nos feriados de 2002 (2 milímetros) e no de 2008 (0,2 milímetros).

De acordo com os institutos de meteorologia, mais de 60% dos municípios de Mato Grosso do Sul continuam em alerta devido ao clima seco e a baixa umidade relativa do ar é crítica em 17 cidades, que registram um índice entre 15% e 17%, incluindo a Capital.

Indenizações por morte no trânsito crescem 24% em relação a 2016
O número de indenizações pagas pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro Dpvat) entre janeiro e novemb...
ANS regulamenta novas regras de compartilhamento para planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou duas resoluções normativas na tentativa de dar mais segurança e estabilidade ao mercado de pla...
UFMS recebe inscrições para vários cursos no Vestibular 2018
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions