ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Frente fria com chuva atípica aumenta casos de acidentes com raios

Viviane Oliveira | 16/07/2015 12:35
Frente fria com bastante umidade tem favorecido a formação de tempestades. (Foto: arquivo/Marcelo Calazans)
Frente fria com bastante umidade tem favorecido a formação de tempestades. (Foto: arquivo/Marcelo Calazans)

A frente fria acompanhada de chuva, trovoada e raio atípica durante o inverno deste ano, tem causado prejuízo e tragédia. Na semana passada, por exemplo, Simão Tavares Nogueira, 35 anos, morreu após receber descarga elétrica durante temporal em uma propriedade rural de Mundo Novo, distante 476 quilômetros de Campo Grande. Dois cachorros e um cavalo também foram atingidos e morreram.

O professor Widinei Alves Fernandes explica que mais de 70% de ocorrências de raios ocorrem na primavera e verão. No inverno, a incidência de raios diminui em 20%. “Porém as frentes frias acompanhadas de bastante umidade têm favorecido a formação de tempestades”, diz o especialista, doutor em Geofísica Espacial.

De acordo com o professor, em casos de temporais a melhor proteção é ficar em casa e evitar contatos com equipamentos elétricos em funcionamento, como falar ao celular com ele carregando. “Se estiver na rua, a orientação é para procurar abrigo em loja ou veículo e em hipótese nenhuma ficar embaixo de ponto de ônibus e estrutura metálica. Se estiver no campo, não ficar próximo de trator e árvore”, alerta.

Mato Grosso do Sul é o quinto estado com mais mortes por raios, de acordo com o Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Segundo o instituto, de 2000 a 2014, 111 pessoas morreram vítima de descarga elétrica, desse número, 24% dos óbitos ocorreram em área rural.

No ano passado, quatro pessoas morreram após serem atingidas por descargas no Estado. Duas das mortes foram em Caarapó. Em todo país foram 98 mortes por raios. Ainda conforme o Elat, 82% das vítimas são homens e apenas 18% mulheres.

Nos siga no Google Notícias