A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

17/04/2015 10:04

Frente fria deve causar chuva, mas calor vai predominar no feriadão

Flávia Lima
Em Campo Grande as temperaturas continuam elevadas no feriado prolongado. (Foto: Alcides Neto)Em Campo Grande as temperaturas continuam elevadas no feriado prolongado. (Foto: Alcides Neto)

Quem está organizando viagem neste feriado prolongado de Tiradentes, comemorado na terça-feira (21) deve se preparar para pancadas de chuvas. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), haverá uma leve queda de temperatura em grande parte de Mato Grosso do Sul, porém essa mudança climática será sentida mais na região de Ponta Porã. De modo geral, o clima quente predomina na maior parte de Mato Grosso do Sul. 

Uma área de instabilidade que se desloca da região da Amazônia e do Paraguai, aliada a duas frentes frias vindas do Sul e Sudeste serão responsáveis por essa instabilidade a partir deste sábado (18). No começo do feriadão, a chuva da primeira frente fria não atinge o Centro-Oeste. A região será afetada apenas pela segunda frente fria, que avança do Sudeste, provocando chuvas a partir de segunda-feira.

O frio forte foi adiado e as temperaturas baixas chegam mesmo apenas depois do feriadão. O quadro é confirmado pela meteorologista Cátia Braga, do Cemtec (Centro de Monitoramento do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul). Ela ressalta que a região sul do Estado é a que terá as temperaturas mais amenas, com máximas em torno de 26ºC a 28ºC entre sábado e segunda e mínimas na casa dos 20ºC.

Dourados também registrará essa média. As chuvas na região ficam intensas somente a partir de segunda-feira (20), quando deve chover cerca de 30 milímetros. A partir de quarta-feira a média da temperatura será de 25ºC, com mínimas abaixo da casa dos 20ºC.

Já quem vai seguir em direção ao leste e norte do Estado, o calor ainda será muito presente nos próximos quatro dias. As temperaturas mais elevadas serão registradas na região leste, como Três Lagoas e Cassilândia, na região do Bolsão. A média ficará entre 32ºC e 33ºC. Na segunda e terça os termômetros caem para 29ºC.

As mínimas no período ficam na casa dos 21ºC. Para amenizar, deve chover entre 15 e 20 milímetros, mas a queda da temperatura não deve ser brusca.

Quem pretende ficar na Capital também poderá aproveitar o lazer ao ar livre, já que as temperaturas ficam na casa dos 30ºC no sábado e domingo. Já na segunda e terça a máxima cai para 29ºC, com mínima de 21ºC. Chuva mesmo, só a partir de terça-feira, quando devem ser registrados entre 15 e 20 milímetros.

De acordo com Cátia Braga, os dias quentes e finais de tarde chuvosos devem continuar até o final de abril devido ao período de transição do outono. “Isso ocorre devido a evaporação que acumula nuvens no final do dia, aliada ao sistema de baixa pressão, que é uma convergência de ar na superfície, que sobe e forma nuvens, ocasionando as chuvas”, explica.

Frentes frias ocasionais, vindas de outros estados e países, como uma próxima a Argentina, também influenciam no fenômeno.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions