A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018

07/02/2011 11:59

Fronteira terá aviões não tripulados para fiscalizar crime até o fim do mês

Marta Ferreira e Aline dos Santos
O superintendente da PF em MS, José Rita Lara. (Foto: João Garrigó)O superintendente da PF em MS, José Rita Lara. (Foto: João Garrigó)

O superintendente da PF (Polícia Federal) em Mato Grosso do Sul, José Rita Martins Lara, informou nesta manhã que até o fim deste mês estarão em operação dois veículos aéreos não tripulados, a nova arma da corporação contra o crime na região de fronteira.

Segundo ele, os Vant, como são conhecidos, vão ficar em duas bases, uma na fazenda Itamarati, em Ponta Porã, e outra em Foz do Iguaçu (PR), e a partir delas serão usados para desenvolver ações em toda a região de fronteira com vistas a coibir o tráfico de drogas e de armas e outros crimes.

A utilização das aeronaves de pequeno porte não tripuladas faz parte de um projeto que prevê, até 2014, que estejam em uso no País 18 aparelhos. O montante previsto de investimento é de R$ 300 milhões.

Cada Vant tem autonomia de vôo de 30 horas e capacidade de transmitir em tempo real as informações coletadas aos centros de inteligência da Polícia Federal, segundo o superintendente da PF.

O aparelho vem de Israel e a PF, segundo Lara, será a primeira força não militar a usá-lo no mundo.

Será um importante aliado, conforme o superintente, na tarefa da Polícia Federal, de fiscalizar as fronteiras para combater o tráfico de drogas e armas, boa parte das vezes interligados.

De acordo com Lara, hoje, com os recursos que tem, a Federal consegue apreender apenas 20% do que entra de entorpecente no País. O dado é uma projeção.

As informações do superintendente foram dadas durante a troca de comando do CMO (Comando Militar do Oeste) em Campo Grande. O general João Francisco Ferreira assumiu no lugar do também general Renato Joaquim Ferrarezi, que ficou à frente do comando por dois anos e agora vai para Brasília. A solenidade teve a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions