A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 24 de Junho de 2017

08/11/2016 13:17

Fundações de pesquisa buscam recursos internacionais para fugir da crise

Governador participou da abertura do evento na Capital

Leonardo Rocha
Fórum do Confap está sendo realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo (Foto: Marina Pacheco)Fórum do Confap está sendo realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo (Foto: Marina Pacheco)
Reinaldo Azambuja participou da abertura do evento e destacou a importância dos investimentos no setor (Foto: Marina Pacheco)Reinaldo Azambuja participou da abertura do evento e destacou a importância dos investimentos no setor (Foto: Marina Pacheco)

Diante da crise econômica nos estados e União, as fundações estaduais de pesquisa estão tendo que recorrer a parcerias com entidades internacionais, para financiar os trabalhos de inovação e tecnologia. Esta é a principal discussão, da 4° reunião do Fórum do Confap (Conselho nacional de fundações estaduais de amparo a pesquisa), em Campo Grande.

O evento que ocorre durante dois dias no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, dentro da programa da Rota do Desenvolvimento, tem a participação de diversas autoridades do setor, representantes das fundações de 20 estados, além do Distrito Federal. O governador Reinaldo Azambuja também esteve na abertura do Fórum.

Marcelo Turine, que participou por oito anos da Confap, e agora é reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), ressaltou que o evento serve para discutir as políticas públicas do setor e eventuais parcerias na área de pesquisa e tecnologia, junto aos estados, União e entidades internacionais.

"No Fórum se debate os desafios das fundações em todos os estados, o que posso dizer é que em Mato Grosso do Sul, estamos preparados para colocar a ciência, em favor do desenvolvimento do Estado", disse ele.

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Renato Roscoe, também ponderou que neste momento de dificuldade financeira, com poucos recursos federais, é que os cientistas e gestores precisam ter criatividade para criar novas alternativas de financiamento, como as parcerias internacionais.

Eles citaram por exemplo, a renovação de um acordo entre a Confap, com a Fundação Bill e Melinda Gates, que se encerraria neste ano e foi ampliada. "São recursos para pesquisas na área da saúde e também de alimentos", explicou Turine.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que fez a abertura do evento, comentou que não tem dúvidas que tanto a ciência, como a tecnologia, não se tratam de gastos e sim investimentos para o setor público. "Sempre se tem ganhos em inúmeros setores, como na agropecuária, em que a tecnologia é essencial para sua expansão".

Ele ponderou que estes projetos, ajudam no desenvolvimento social do Estado e contribui para superar a crise financeira. "Buscamos sempre a melhor eficiência na gestão pública, temos que fazer entregas para população e a tecnologia e pesquisas são essenciais, pois trazem resultados melhores".

Evento - Nestes dois de evento, haverá apresentações culturais, entrega de prêmios fundect, lançamento de tecnologias, palestras e discussões sobre as parcerias internacionais, entre elas os acordos de cooperação com fundações estrangeiras, assim como debate sobre os desafios do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Candidatos podem apresentar recurso para gratuidade no Enem até domingo
Termina no próximo domingo (25) o prazo para que os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tiveram a isenção do pagamento negada apr...
Câmara aprova registro de violência contra a mulher em prontuário médico
Os deputados federais aprovaram projeto de lei que obriga os profissionais de saúde a registrarem nos prontuários de atendimento médico os indícios d...
De acordo com STF, união estável e casamento serão iguais para herança
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por sete votos a três, que a união estável e o casamento possuem o mesmo valor jurídico em termos de direit...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions