A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

22/10/2010 14:17

Gangue tem estrutura para aliciar seguidor via internet

Redação

Conhecida do site de relacionamentos Orkut, a Conexão Jamaica tem estrutura para aliciar seguidores via internet.

Com ramificações em todo o Brasil, o grupo foi criado apenas para organizar festas. No entanto, alguns integrantes desviaram a função da comunidade e se associaram como gangue.

Em Campo Grande, existem pelo menos sete líderes do grupo e o mesmo número de sub-líderes instituídos.

A função das lideranças é encontrar seguidores para crimes. "O objetivo é atrair mais participantes e envolvê-los em fatos delituosos", afirma a delegada titular da Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude), Maria de Lourdes Cano.

Ela monitora a ação da gangue, apontada como responsável por crimes ocorridos no Shopping Campo Grande e altos da Avenida Afonso Pena.

Quatro adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, foram apreendidos ontem.

Eles são acusados de espancar um rapaz de 18 anos, no dia 19 de junho, na escadaria do Shopping Campo Grande.

Três deles confessam participação ativa na violência e o outro diz que apenas estava junto dos agressores.

A vítima descia as escadas do shopping que dão acesso ao ponto de ônibus quando foi surpreendida pelos integrantes da gangue.

Eles roubaram o boné do jovem e iniciaram a agressão.

Troféu - O boné é o mesmo que um troféu para os integrantes do grupo porque é assim que tem início uma briga generalizada, segundo a Polícia.

Assim como em 19 de junho, exatamente dois meses depois, situação semelhante ocorreu no centro comercial.

Testemunhas disseram que parecia um "arrastão" e não é descartada a possibilidade da Conexão Jamaica estar envolvida também nesta ação.

Educação - Para a delegada, a atuação dos pais na educação dos filhos pode evitar o aliciamento de jovens para as gangues.

"Os que são desviados, facilmente angariados por estes líderes, é porque falta pai e mãe para orientá-los sobre o melhor caminho a seguir na vida", completa.

Orkut - Depois que os quatro adolescentes da Conexão Jamaica foram apreendidos, as mensagens agressivas, em que jovens marcavam "encontros criminosos", deram pelo menos uma pausa.

"Serve como exemplo. Identificados alguns integrantes muitas outras prisões ocorrerão", afirma a delegada.

A investigação do crime que deixou gravemente ferido o rapaz de 18 anos levou a Polícia a descobrir detalhes da ação de gangues.

Em Campo Grande, pelo menos dez grupos já foram identificados.

No entanto, a delegada pondera que nem todos os integrantes são criminosos. "São grupos que se simpatizam com determinado nome e passam a integrar uma comunidade", finaliza.

Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions