A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

07/03/2014 12:14

Governador assina convênio para publicação da enciclopédia das águas

Kleber Clajus e Leonardo Rocha
Puccinelli ressaltou mérito e competência em trabalho desenvolvido para mapear rios e córregos do Estado (Foto: Assessoria -  Rachid Waqued)Puccinelli ressaltou "mérito e competência" em trabalho desenvolvido para mapear rios e córregos do Estado (Foto: Assessoria - Rachid Waqued)

O governador André Puccinelli (PMDB) assinou, nesta sexta-feira (7), em seu gabinete o convênio com o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul para a publicação de mil exemplares da “Enciclopédia das Águas”, que representa um levantamento de rios e córregos do Estado.

A iniciativa prevê a liberação de R$ 190.796 mil, através da Fundação de Cultura do Estado, para a publicação impressa do estudo, que também teve investimento de R$ 396 mil da Sanesul (Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul) para o desenvolvimento da pesquisa.

Para Puccinelli, o levantamento tem “muito mérito e competência”, além de contribuir com o trabalho do próximo governador. Ele também destacou que há recurso para outros projetos, mas que estes devem ser protocolados antes do período eleitoral.

O presidente do Instituto, professor Hildebrando Campestrini, ressaltou que a divulgação do trabalho, em fase final de revisão, seria apenas virtual. Com a edição impressa, a obra de 335 páginas tem até destino para escolas, bibliotecas e até para o Aquário do Pantanal.

“Não foi fácil elaborar a carta hidrográfica do Estado, porque são 152. Catalogamos sete mil córregos, rios e vazantes e, destes, 5,1 mil córregos possuem mais de 10 quilômetros”, destacou Hildebrando.

De acordo com o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, a enciclopédia recupera a memória de Mato Grosso do Sul e atualiza os dados sobre os cursos d’água por meio de uma parceria qualificada. Ele também pontua que há outros projetos realizados com o Instituto através do FIC (Fundo de Incentivo à Cultura).

“Espero que vocês publiquem esse material antes de maio para que eu possa participar”, cobrou Puccinelli durante o evento, dando indicativo de que pode ser candidato ao Senado nas eleições desse ano.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions