A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

15/05/2016 11:36

Governador prestigia evento e anuncia ginásio para comunidade japonesa

Leonardo Rocha
Reinaldo anunciou durante festa do Undokai, obra para comunidade japonesa (Foto: Fernando Antunes)Reinaldo anunciou durante festa do Undokai, obra para comunidade japonesa (Foto: Fernando Antunes)
Além do governador, evento teve a participação do prefeito Alcides Bernal, deputados, vereadores e secretários (Foto: Fernando Antunes)Além do governador, evento teve a participação do prefeito Alcides Bernal, deputados, vereadores e secretários (Foto: Fernando Antunes)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participou na manhã deste domingo (15), do evento tradicional da comunidade japonesa, a 31° edição da Undokai, que conta com uma série de atividades e gincanas com 25 provas. Ele aproveitou para anunciar que vai ser construído um ginásio poliesportivo na sede campo da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira.

Esta obra vai ser implantada, após uma emenda parlamentar do senador Waldemir Moka (PMDB-MS), junto com uma contrapartida do governo estadual. “Está tudo certo, só falta dar ordem de serviço para começar a obra. Era uma demanda para a comunidade japonesa aqui em Campo Grande”, disse Azambuja, durante o evento.

O governador ressaltou que a comunidade (japonesa) já comemorou 101 anos da imigração no Estado e sempre contribuiu com o progresso e desenvolvimento. “Vieram e constituíram família, ajudaram muito este Estado e hoje realizam este evento que não é fácil, exige demanda, tempo e parceiros, nós devemos muito a colônia japonesa”.

O prefeito Alcides Bernal (PP) também participou da abertura e elogiou os avanços que Campo Grande teve, com a presença da comunidade. “São 30 mil descendentes no Estado, sendo metade aqui na Capital, foram determinantes para desenvolver a cidade, no começo com mão de obra na agricultura, agora estão em diversas áreas e profissões”.

O presidente da Associação, Acelino Sinjó Nakasato, ressaltou que o evento foi fruto de um trabalho de dois meses, com a organização do local e toda estrutura. “Temos de premiação kits de alimentação, mais de 400 presentes para as crianças, a expectativa é termos um público até o final do dia de 2,5 mil pessoas”.

Evento - O Undokai se trata de uma reunião esportiva, que tem o objetivo de aproximar amigos e familiares por meio de esporte e lazer. Realizado pela colônia japonesa em Campo Grande, se trata de uma reunião de várias gerações tanto de japoneses, como de descendentes.

Foi criado há cerca de 130 anos para ajudar a introduzir na cultura japonesa a Educação Física e os esportes ocidentais, na escola. Na edição deste ano terá provas de corridas, pesca peixe e garrafas, caça ao tesouro, cabo de guerra e bola ao cesto. Também há tendas com comidas e produtos típicos japoneses. O encerramento será com o tradicional Bon Odori.

Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions