A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 18 de Agosto de 2018

15/05/2016 11:36

Governador prestigia evento e anuncia ginásio para comunidade japonesa

Leonardo Rocha
Reinaldo anunciou durante festa do Undokai, obra para comunidade japonesa (Foto: Fernando Antunes)Reinaldo anunciou durante festa do Undokai, obra para comunidade japonesa (Foto: Fernando Antunes)
Além do governador, evento teve a participação do prefeito Alcides Bernal, deputados, vereadores e secretários (Foto: Fernando Antunes)Além do governador, evento teve a participação do prefeito Alcides Bernal, deputados, vereadores e secretários (Foto: Fernando Antunes)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participou na manhã deste domingo (15), do evento tradicional da comunidade japonesa, a 31° edição da Undokai, que conta com uma série de atividades e gincanas com 25 provas. Ele aproveitou para anunciar que vai ser construído um ginásio poliesportivo na sede campo da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira.

Esta obra vai ser implantada, após uma emenda parlamentar do senador Waldemir Moka (PMDB-MS), junto com uma contrapartida do governo estadual. “Está tudo certo, só falta dar ordem de serviço para começar a obra. Era uma demanda para a comunidade japonesa aqui em Campo Grande”, disse Azambuja, durante o evento.

O governador ressaltou que a comunidade (japonesa) já comemorou 101 anos da imigração no Estado e sempre contribuiu com o progresso e desenvolvimento. “Vieram e constituíram família, ajudaram muito este Estado e hoje realizam este evento que não é fácil, exige demanda, tempo e parceiros, nós devemos muito a colônia japonesa”.

O prefeito Alcides Bernal (PP) também participou da abertura e elogiou os avanços que Campo Grande teve, com a presença da comunidade. “São 30 mil descendentes no Estado, sendo metade aqui na Capital, foram determinantes para desenvolver a cidade, no começo com mão de obra na agricultura, agora estão em diversas áreas e profissões”.

O presidente da Associação, Acelino Sinjó Nakasato, ressaltou que o evento foi fruto de um trabalho de dois meses, com a organização do local e toda estrutura. “Temos de premiação kits de alimentação, mais de 400 presentes para as crianças, a expectativa é termos um público até o final do dia de 2,5 mil pessoas”.

Evento - O Undokai se trata de uma reunião esportiva, que tem o objetivo de aproximar amigos e familiares por meio de esporte e lazer. Realizado pela colônia japonesa em Campo Grande, se trata de uma reunião de várias gerações tanto de japoneses, como de descendentes.

Foi criado há cerca de 130 anos para ajudar a introduzir na cultura japonesa a Educação Física e os esportes ocidentais, na escola. Na edição deste ano terá provas de corridas, pesca peixe e garrafas, caça ao tesouro, cabo de guerra e bola ao cesto. Também há tendas com comidas e produtos típicos japoneses. O encerramento será com o tradicional Bon Odori.

Último sorteio da Mega-Sena na semana pode pagar até R$ 23 milhões
Neste sábado (18) o último dos três sorteios da semana da “Mega-Sena dos Pais) pode pagar para um ou mais acertadores até R$ 23 milhões. Durante os o...
Gabaritos do Enceja já estão disponíveis no site do Inep
O Ministério da Educação (MEC) divulgou no final da tarde de hoje (17) gabarito oficial do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions