A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

27/08/2010 08:36

Governo abre licitação para construir Aquário Natural

Redação

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) abriu licitação para a construção do Aquário do Pantanal em Campo Grande. O projeto para a obra foi lançado em maio pelo governador André Puccinelli (PMDB).

A empresa escolhida na modalidade "menor preço" será responsável pela construção do prédio do Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira, o Aquário Natural.

A abertura dos envelopes apresentados pelas concorrentes será no dia 15 de outubro, às 09h30, na avenida Desembargador José Nunes da Cunha, s/n, Bloco 14, Parque dos Poderes, em Campo Grande.

No mesmo local, já estão disponíveis o edital e seus anexos. Segundo o governo estadual, também será considerada a experiência da construtora em grandes projetos, já que a obra envolve 17 mil metros quadrados.

De acordo com Puccinelli, a licitação trata de todos os detalhes da obra, desde o material para revestimento até a quantidade aplicada em cada tanque. O aquário custará cerca de R$ 80 milhões de reais e segundo Puccinelli, será todo custeado pelo Estado.

Um mês após o resultado da licitação, deve ser assinada a ordem de serviços para início das obras ainda neste ano.

O Aquário do Pantanal ficará dentro do Parque das Nações Indígenas e a expectativa é que fique pronto até o fim do ano que vem. O projeto é do arquiteto Ruy Ohtake .

A estrutura terá 90 metros de comprimento e 18 de altura. O prédio possuirá um saguão, equipado com banheiros, setor de informações, auditório para 250 pessoas, restaurante, lanchonete, biblioteca e bancada de interação, entre outros detalhes.

Escadas rolantes, comuns e elevadores próprios para portadores de necessidades especiais levarão o visitante aos 20 tanques. São 16 no interior do aquário e quatro externos, além de um ambiente especial para as sucuris. A visita também poderá ser feita a barco.

Nos ambientes externos, ficarão plantas nativas do Pantanal, jacarés, ariranhas e lontras, entre outros animais.

Para visitar rapidamente o local, serão necessários 40 minutos, pelo menos.

O oceanógrafo responsável pelo projeto é Hugo Gallo Neto. O Aquário será o primeiro "Word Class Aquarium" do Brasil, ou seja, o primeiro aquário do País que obedece a padrões internacionais.

Espécies - O Aquário do Pantanal abrigará 263 espécies de peixes, com 7 mil exemplares e 4 milhões e 275 mil litros d'água.

Entretanto, haverá aquários específicos para espécies da Amazônia, do rio Paraná e do litoral brasileiro.

Os 20 tanques serão separados tematicamente, diferenciando espécies e ambientes do Pantanal e Bonito.

Alguns dos aquários temáticos terão piranhas, espécies que vivem nos rios Bonito, Miranda, Piquiri e Paraguai, que é o maior tanque projetado. Ele possuirá 1500 mil litros de água e será cortado por um túnel acrílico.

Com isso, o visitante poderá contemplar as espécies nas laterais e acima de sua cabeça.

Também haverá um tanque de observação, onde as pessoas poderão tocar alguns animais, e tanques voltados para ambientes específicos como manguezais, banhados, plantas ornamentais do Pantanal e da Amazônia, baías e corixos. Isso sem contar com um tanque para pequenos animais e peixes.

Dentro do auditório também será construído um aquário, logo atrás do palco.

O projeto também prevê um ambiente totalmente interativo, onde o visitante pode se informar sobre o clima, a água e os ecossistemas do Pantanal. Tudo isso por meio de slides, mapas, maquetes e aparelhos sensoriais, lupas virtuais e microscópios especiais para ver espécies minúsculas.

Os fundos do aquário dão acesso ao córrego do Parque das Nações. Lá também estão localizadas as instalações para os funcionários do aquário, o necrotério de animais, e a área de quarentena.

Termina na 4ª feira prazo para adotar cartinha e ajudar Papai Noel dos Correios
Termina na próxima quarta-feira (dia 13) o prazo para quem quiser adotar uma cartinha do projeto Papai Noel dos Correios. Os interessados devem compa...
Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions