ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Governo de MS institui Semana Estadual dos Povos Indígenas

Paula Vitorino | 13/11/2012 07:54
Comunidade Guarani Kaiowá de Iguatemi virou notícia internacional. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Comunidade Guarani Kaiowá de Iguatemi virou notícia internacional. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Mato Grosso do Sul terá uma Semana Estadual dos Povos Indígenas a partir de 2013, conforme decreto publicado hoje pelo governo do Estado. As atividades deverão ser feitas em abril, coincidindo com o dia, quando é comemorado o Dia Nacional do Índio.

O evento ainda foi denominado de “professor, doutor Antônio Brand”, como homenagem ao pesquisador e defensor da causa indígena, que morreu aos 62 anos, em julho deste ano.

O objetivo da Semana Estadual dos Povos Indígenas é divulgar, resgatar e preservar a cultura, a arte, a música, o idioma, a história do índio, como também valorizar e apoiar a realização de eventos relacionados à cultura e à autopreservação das comunidades indígenas do Estado.

Durante a Semana, deverão ser organizadas atividades pelas entidades representativas da comunidade indígena e das organizações não governamentais vinculadas à causa indígena, com o apoio do Governo.

O Estado virou notícia internacional nas últimas semanas por conta das disputas de terras entre indígenas e fazendeiros, no município de Iguatemi. Indígenas Guarani Kaiowá exigem retomada de terra e afirmam que irão resistir em área invadida até a morte. A Justiça concedeu a permanência da comunidade até demarcação indígena, que teve o processo retomado.

Nos siga no Google Notícias