ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Governo distribui kits literários e tem meta de entregar 100 mil livros até 2014

Bruno Chaves e Leonardo Rocha | 29/08/2013 12:39
A meta do Governo é distribuir 100 mil livros até 2014 (Foto: Cleber Gellio)
A meta do Governo é distribuir 100 mil livros até 2014 (Foto: Cleber Gellio)

O governador André Puccinelli (PMDB) entregou, nesta quinta-feira (29), kits literários para bibliotecas de 40 municípios de Mato Grosso do Sul. A entrega foi realizada na Governadoria e faz parte da 4ª Edição do Programa de Incentivo à Leitura. A meta do Governo é entregar 100 mil livros até o ano de 2014.

Cada kit conta com 200 obras literárias. O investimento total foi de R$ 320 mil. Desse valor, 38% são de recursos do Governo Estadual, por meio do FIC (Fundo de Investimento à Cultura), e 62% de recursos federais, provenientes da Fundação Biblioteca Nacional.

Nesta edição, serão oito mil livros entregues. Desde quando o programa teve início, o Governo já soma a distribuição de 32 mil unidades.

O presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Américo Calheiros, falou que o programa facilita o acesso da população a leitura e amplia o conhecimento dos municípios. Dos livros, 38% foram escritos por autores regionais e 62% por autores federais.

Uma das condições do programa é que cada município deve ter sua biblioteca ou uma sala de leitura para que as pessoas tenham acesso ao material.

O presidente da Academia de Letras de Mato Grosso do Sul, Reginaldo Araújo, lembrou que o governador André Puccinelli é o recordista em avanços literários para o Brasil, já que atualmente a Academia de Letras do Estado produz duas edições de livros regionais por ano.

“Mato Grosso do Sul será o primeiro estado a construir uma casa de letras para a academia, uma sede própria”, disse.

De acordo com o governador, o projeto de incentivo à leitura está incluído no programa “MS Forte II”, que prevê a construção da sede própria da academia até outubro de 2014.

“O evento é modesto, mas é de grande significação. Estes livros vão estimular e propagar a leitura nos municípios de Mato Grosso do Sul. Só se vence as dificuldades com obtenção de conhecimento. Educação e cultura devem andar juntas, assim nós possibilitamos melhores condições e qualidade de vida à população”, conclui Puccinelli.

Nos siga no Google Notícias