ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Governo prorroga licenciamento compulsório de medicamento

Christina Machado, da Agência Brasil | 07/05/2012 08:33

O governo prorrogou por cinco anos o prazo de vigência do licenciamento compulsório das patentes referentes ao Efavirenz para fins de uso público não comercial. A medida passa a valer a partir de hoje (7), com a publicação do decreto no Diário Oficial da União. O antirretroviral Efavirenz é o medicamento importado mais utilizado no tratamento da aids e distribuído na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

O licenciamento compulsório foi decretado pela primeira vez em maio de 2007, para permitir ao governo brasileiro a importação de versões genéricas do Efavirenz de laboratórios pré-qualificados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele pode ser implementado a partir de circunstâncias previstas na Lei da Propriedade Industrial do país, como comercialização insatisfatória ou emergência nacional e interesse público.

No caso do Efavirenz, a medida foi tomada porque o laboratório Merck, detentor da patente, não aceitou proposta de reduzir preço que fosse satisfatória para o Brasil, um dos maiores compradores mundiais do medicamento.

Nos siga no Google Notícias