A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

12/04/2012 12:22

Governo recorre de decisão judicial que muda jornada dos professores

Aline dos Santos

A alegação é que o tema ainda está em análise no Supremo Tribunal Federal

O governo do Estado vai recorrer contra decisão do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) que obriga a reserva de, no mínimo, 1/3 da carga horária dos profissionais do magistério como jornada extraclasse a partir de 2013.

O Estado vai apresentar dois recursos para reverter a decisão. A alegação é que o tema ainda está em análise no STF (Supremo Tribunal Federal).

No ano passado, o Supremo considerou a Lei do Piso Salarial do Magistério constitucional, mas não avaliou o dispositivo da lei federal que reserva 1/3 para hora-atividade.

De acordo com o site de notícias do governo, o objetivo do Executivo é impedir impacto imediato nas finanças do Estado, sem que haja uma decisão do STF.

Segundo a SED (Secretaria Estadual de Educação), o impacto imediato gerado pela redução das horas dos professores dentro de sala de aula será de R$ 49 milhões por ano.

O governo aponta que o valor compromete a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) e impede a discussão em torno de reajuste para as outras categorias. De acordo com a secretaria, será necessária a contratação de 1.798 professores.

Segundo o advogado da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Ronaldo de Souza Franco,a medida será aplicada no próximo ano letivo para que o Estado tenha tempo de se adaptar à mudança.

Ele afirmou que a federação ainda vai recorrer à Justiça para cobrar ressarcimentos aos docentes da rede estadual de ensino de calores relativos à carga horária do ano passado e este ano.

TJ manda Estado cumprir 1/3 de hora atividade para professores em 2013
Com 13 votos favoráveis, desembargadores do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) decidiram, por unanimidade, nesta quarta-feira, que o G...
Indenizações por morte no trânsito crescem 24% em relação a 2016
O número de indenizações pagas pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro Dpvat) entre janeiro e novemb...
ANS regulamenta novas regras de compartilhamento para planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou duas resoluções normativas na tentativa de dar mais segurança e estabilidade ao mercado de pla...


PQ CONTRATARAM TANTOS PROFESSORES P ASSUMIR O CARGO DE COORDENADOR? OS MESMOS NÃO FAZEM NADA E ESTÃO SÓ GANHANDO, ENTÃO O ESTADO TEM DINHEIRO PRA CONTRATAR MAIS PROFESSORES...
 
PAULO CESAR em 13/04/2012 09:48:40
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions