A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

06/10/2011 08:50

Guanandizão será abrigo para vítimas em exercício de operação militar

Edmir Conceição

Forças Armadas farão simulações de resgate e operações de assalto e combate durante a Operação Anhanduí

O CMO (Comando Militar do Oeste) fará exercício militar, denominado Operação Anhanduí, para treinar tropas em ações de socorro a vítimas de catástrofes. O Ginásio de Esportes Guanadizão será usado como abrigo para vítimas de calamidades.

De acordo com o CMO, a Operação Anhanduí em Mato Grosso do Sul será realizada entre os dias 10 e 17. Será um exercício conjunto reunindo tropas, equipamentos, veículos, embarcações e aeronaves da Marinha, do Exército e da Força Aérea, sob a coordenação do Ministério da Defesa.

Durante a operação, “haverá demonstrações da capacidade operacional das Forças Armadas em ações de defesa externa”, informou o CMO em nota à imprensa. Uma comitiva de autoridades civis e militares, entre elas o general José Carlos de Nardi, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e antigo Comandante Militar do Oeste.

O exercício de resgate em simulação de catástrofe poderá ser acompanhado pela imprensa no Ginásio Guanandizão, que será o “LDS” (Local de Destino Seguro). A operação de socorro acontecerá no dia 12, entre às 10h e 12h.

Programação - Segundo o CMO, no dia 13, em Laguna Carapã, haverá exercício de lançamento de militares da Brigada de Infantaria Paraquedista, tropa especial do Exército baseada no Rio de Janeiro.

No dia 14 o exercício será em Aquidauana, a 135 km de Campo Grande. Militares de Engenharia demonstrarão o funcionamento da Ponte LSB (Logistic Support Bridge), usada para auxiliar a Defesa Civil em calamidades públicas, como enchentes. Este equipamento já vem sendo utilizado pelo 9º Batalhão de Engenharia de Combate.

Também no dia 14 de outubro, no Campo de Instrução de Betione (saída para Bodoquena), haverá uma demonstração de tiro do Carro de Combate M 60, que é um equipamento moderno recentemente disponibilizado para o CMO, com grandes vantagens em relação à proteção blindada e poder de fogo. Essa atividade será realizada entre 10h e 12h.

As ações planejadas para a Operação Anhanduí, serão realizadas em Forte Coimbra. Haverá demonstração de assalto ribeirinho, onde uma tropa embarcada realiza ataque a partir de um curso de água.

Mega-Sena pode pagar R$ 39 milhões no sorteio deste sábado
A Mega-Sena deste sábado (16), que está acumulada, pode pagar R$ 39 milhões para quem acertar os seis números. O concurso 1.997 ocorre às 20 horas, h...
MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...


Muito bom. Porém cumpre ressaltar que atualmente, e ao que tudo indica, assim sera ainda por longos anos, nosso maior inimigo externo é o trafico internacional de drogas, e para esse combate basta investir em ações de inteligência e bem equipar nossos órgãos e profissionais de segurança. tanques de guerra não se fazem necessários.
 
Fernando Silva em 06/10/2011 12:32:28
Eu queria saber se foram utilizados helicópteros na simulação, pois logo logo esse vai ser o único acesso ao guanandizão, já que a Ernesto Geisel naquele ponto ta afunilada, restando apenas uma faixa de rolamento.
Aliás, a maior probabilidade do acontecimento de um desastre em Campo Grande hoje, é justamente alí. Deveriam ter usado um outro ginásio como abrigo.
 
Joaquim Francisco em 06/10/2011 11:19:46
Tambem acho muito bom. Mas fico aqui perguntando para que tanto treinamento, operações das forças armadas em MS...? Se o que se tem que investir em treinamentos, equipamentos etc e nas forças regulares e estaduais de segurança pública, as quais sim combate o crime e dão segurança a nos população.
O nosso maior inimigo e o traficante e o nosso maior problema e as drogas vamos combater isto.
 
Carlos Magno - Cidadão de MS em 06/10/2011 02:46:52
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions