ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Guanandizão será abrigo para vítimas em exercício de operação militar

Edmir Conceição | 06/10/2011 08:50

Forças Armadas farão simulações de resgate e operações de assalto e combate durante a Operação Anhanduí

O CMO (Comando Militar do Oeste) fará exercício militar, denominado Operação Anhanduí, para treinar tropas em ações de socorro a vítimas de catástrofes. O Ginásio de Esportes Guanadizão será usado como abrigo para vítimas de calamidades.

De acordo com o CMO, a Operação Anhanduí em Mato Grosso do Sul será realizada entre os dias 10 e 17. Será um exercício conjunto reunindo tropas, equipamentos, veículos, embarcações e aeronaves da Marinha, do Exército e da Força Aérea, sob a coordenação do Ministério da Defesa.

Durante a operação, “haverá demonstrações da capacidade operacional das Forças Armadas em ações de defesa externa”, informou o CMO em nota à imprensa. Uma comitiva de autoridades civis e militares, entre elas o general José Carlos de Nardi, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e antigo Comandante Militar do Oeste.

O exercício de resgate em simulação de catástrofe poderá ser acompanhado pela imprensa no Ginásio Guanandizão, que será o “LDS” (Local de Destino Seguro). A operação de socorro acontecerá no dia 12, entre às 10h e 12h.

Programação - Segundo o CMO, no dia 13, em Laguna Carapã, haverá exercício de lançamento de militares da Brigada de Infantaria Paraquedista, tropa especial do Exército baseada no Rio de Janeiro.

No dia 14 o exercício será em Aquidauana, a 135 km de Campo Grande. Militares de Engenharia demonstrarão o funcionamento da Ponte LSB (Logistic Support Bridge), usada para auxiliar a Defesa Civil em calamidades públicas, como enchentes. Este equipamento já vem sendo utilizado pelo 9º Batalhão de Engenharia de Combate.

Também no dia 14 de outubro, no Campo de Instrução de Betione (saída para Bodoquena), haverá uma demonstração de tiro do Carro de Combate M 60, que é um equipamento moderno recentemente disponibilizado para o CMO, com grandes vantagens em relação à proteção blindada e poder de fogo. Essa atividade será realizada entre 10h e 12h.

As ações planejadas para a Operação Anhanduí, serão realizadas em Forte Coimbra. Haverá demonstração de assalto ribeirinho, onde uma tropa embarcada realiza ataque a partir de um curso de água.

Nos siga no Google Notícias