A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

18/11/2008 17:34

Hidrovia do rio Paraguai passa por vistoria ambiental

Redação

As condições ambientais e de navegação da hidrovia do rio Paraguai estão sendo analisadas, ao longo desta semana, por técnicos da Ahipar (Administração da Hidrovia do Paraguai) e do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis). As equipes iniciaram hoje a viagem de barco pelo rio Paraguai, de Cáceres (MT) a Ladário (MS), para a vistoria.

Este é o primeiro passo para a renovação da licença operacional para a dragagem de manutenção na via, intervenção que ocorre anualmente em alguns trechos para permitir a navegação no período de seca na planície pantaneira. O licenciamento é expedido pelo Ibama e o atual, em vigor desde 1998, expira em abril de 2009.

A Hidrovia do Paraguai tem uma extensão de 1.272 km em território brasileiro e a dragagem ocorre apenas em 22 pontos, que se apresentam em um trecho de 150 quilômetros.

Ao longo de cada ano, o rio sofre modificações em seu leito, apresentando uma série de obstáculos à navegação, tais como, mudanças freqüentes do canal de navegação, bancos de areia e meandros com raios de curvatura muito reduzidos. Na época de julho a novembro, a profundidade do rio é reduzida devido à presença de depósitos naturais de areia no leito.

A navegação é mantida por meio de dragagens de manutenção, que garantem um canal de 60 metros de largura e profundidade de 1,8 metros para comboios tipo 2x3 (seis barcaças), autorizados pela Marinha. A Ahipar iniciou em julho o trabalho de recuperação do leito com a draga Curibatã e uma equipe de 11 pessoas.

Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions