ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Hidrovia do rio Paraguai passa por vistoria ambiental

Redação | 18/11/2008 17:34

As condições ambientais e de navegação da hidrovia do rio Paraguai estão sendo analisadas, ao longo desta semana, por técnicos da Ahipar (Administração da Hidrovia do Paraguai) e do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis). As equipes iniciaram hoje a viagem de barco pelo rio Paraguai, de Cáceres (MT) a Ladário (MS), para a vistoria.

Este é o primeiro passo para a renovação da licença operacional para a dragagem de manutenção na via, intervenção que ocorre anualmente em alguns trechos para permitir a navegação no período de seca na planície pantaneira. O licenciamento é expedido pelo Ibama e o atual, em vigor desde 1998, expira em abril de 2009.

A Hidrovia do Paraguai tem uma extensão de 1.272 km em território brasileiro e a dragagem ocorre apenas em 22 pontos, que se apresentam em um trecho de 150 quilômetros.

Ao longo de cada ano, o rio sofre modificações em seu leito, apresentando uma série de obstáculos à navegação, tais como, mudanças freqüentes do canal de navegação, bancos de areia e meandros com raios de curvatura muito reduzidos. Na época de julho a novembro, a profundidade do rio é reduzida devido à presença de depósitos naturais de areia no leito.

A navegação é mantida por meio de dragagens de manutenção, que garantem um canal de 60 metros de largura e profundidade de 1,8 metros para comboios tipo 2x3 (seis barcaças), autorizados pela Marinha. A Ahipar iniciou em julho o trabalho de recuperação do leito com a draga Curibatã e uma equipe de 11 pessoas.

Nos siga no Google Notícias